fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TAG Heuer e Porsche: Carrera em duas dimensões

Anunciada como a mais forte parceria de sempre entre uma marca relojoeira e uma escuderia automóvel, a associação entre a TAG Heuer e a Porsche foi oficialmente anunciada esta semana e tem objetivos a longo prazo. O primeiro resultado já é conhecido: o cronógrafo Carrera Porsche Chronograph Special Edition.

Pormenor do mostrador com efeito de asfalto cinza do TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph Special Edition com bracelete em aço
Pormenor do mostrador com efeito de asfalto cinza | © TAG Heuer

É mais uma colaboração entre o universo relojoeiro e o mundo automóvel, mas tudo aponta para que não seja apenas mais uma entre as muitas parcerias estabelecidas ao longo do tempo: tanto a TAG Heuer como a Porsche asseguram que a associação vai ultrapassar tudo o que já se viu antes e só o tempo confirmará a validade de tão categórica pretensão, mas não há dúvida de que as duas companhias em questão têm história e recursos mais do que suficientes para concretizar os ambiciosos objetivos traçados em comum.

Até porque o acordo foi preparado com muita antecedência e nada foi deixado ao acaso até à divulgação feita numa transmissão digital protagonizada por Frédéric Arnault (CEO da TAG Heuer) e Detlef von Platen (membro do Executive Board for Sales and Marketing, da Porsche AG.Porsche), com a participação de Patrick Dempsey — esse mesmo, o ator/piloto que é embaixador da TAG Heuer e que tem uma equipa que corre no campeonato do mundo de resistência com carros Porsche.

Protagonistas da transmissão digital: Frédéric Arnault (CEO da TAG Heuer) e Detlef von Platen (Executive Board for Sales and Marketing, da Porsche AG.Porsche) | © TAG Heuer

A joint-venture é reforçada com um trajeto curiosamente comum ao longo das últimas seis décadas e que teve vários momentos de interseção com parcerias pontuais em certas equipas e determinadas provas, além de uma poderosa nomenclatura que não deixa ninguém indiferente e que está indelevelmente associada às duas marcas: o nome Carrera.

E, obviamente, o primeiro resultado da colaboração surge personificado no novo Carrera Porsche Chronograph Special Edition — um cronógrafo automático evocativo dos dois emblemas e que representa o tiro de partida para uma linha específica destinada a celebrar a cooperação com muitas mais execuções comemorativas.

A apresentação digital da parceria entre a TAG Heuer e a Porsche | Vídeo: TAG Heuer

Trata-se de um produto sólido, apelativo, com os códigos certos para todos aqueles que apreciam um relógio com algumas pinceladas racing e um preço relativamente acessível; sem dúvida que outras edições mais elaboradas se seguirão no futuro.

O Carrera Porsche Chronograph

Para já, o Carrera Porsche Chronograph tem muito para agradar a muitos. Tem por base a estrutura do novo Carrera Sport, lançado pela TAG Heuer no verão de 2020, com uma caixa de 44 mm cuja ergonomia não a torna demasiado grande mesmo em pulsos mais pequenos e a caraterística escala de taquímetro gravada na luneta em cerâmica.

A luminescência do Carrera Porsche Chronograph Special Edition | © TAG Heuer

De resto, todos os acabamentos e a combinação cromática inspiram-se nos códigos de design da Porsche sem que a aura da TAG Heuer seja beliscada. Pelo contrário: trata-se de um cronógrafo que reflete as duas marcas sem diluir a essência de nenhuma, o que faz dele um produto convincente.

Por exemplo, a luneta apresenta a inscrição ‘Porsche’ e a fonte de letra da marca alemã foi também utilizada nos indexes, com os algarismos árabes equivalentes aos que são usados nas versões desportivas da escuderia de Stuttgart; o vermelho, o preto e o cinzento característicos estão omnipresentes e também remetem para cronógrafos históricos da Heuer. E o fundo transparente da caixa em safira mostra um rotor que evoca os volantes da Porsche.

Perfil do Carrera Porsche Chronograph Special Edition na sua versão com correia | © TAG Heuer

A base do mostrador também apresenta uma simbologia marcante: o cinzento texturado representa o asfalto das pistas e a paixão pela estrada. O motor não é propriamente turbo, mas trata-se de um movimento ‘turbinado’: o Calibre Heuer 02 de arquitetura integrada é um cronógrafo da nova geração, criado in-house com embraiagem vertical e roda de colunas para melhor eficiência na cronometragem e ainda uma notável autonomia de 80 horas.

Trata-se de um modelo único, mas com duas variantes decorrentes da opção pela bracelete metálica de três elos (em H) ou por uma inédita correia em pele cujas costuras duplas retratam os estofos de um Porsche. Sendo uma edição especial, também o packaging é condizente nas cores e no estilo; o estojo preto contém os logótipos das duas marcas, incluindo uma bolsa de viagem com o vermelho racing da Porsche no interior.

Fundo de caixa e bracelete em pele cosida à mão do TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph Special Edition
Fundo de caixa transparente com o rotor em forma de volante e o pormenor da correia em calfe cosida à mão | © TAG Heuer

A análise

O design da peça teve a autoria de Guy Bove, diretor artístico da TAG Heuer e um designer com um longo currículo de relógios evocativos do mundo automóvel — desde as edições especiais AMG quando esteve na IWC até aos múltiplos exemplares Mille Miglia de inspiração vintage ou a linha moderna Racing Superfast nos seus tempos da Chopard. Guy Bove tem tido o hercúleo trabalho de renovar todo o catálogo desde que chegou à TAG Heuer em 2019 e no ano passado supervisionou o advento dos novos Carrera e da nova linha Carrera Sport. O Carrera Porsche Chronograph é o primeiro de muitos modelos associados à Porsche que se seguirão nos próximos meses, anos e mesmo décadas… se for levada em conta a longevidade anunciada da parceria.

Mostrador do TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph Special Edition com bracelete em aço
O Carrera Porsche Chronograph Special Edition equipado com bracelete em aço | © TAG Heuer

Não é a primeira vez que a TAG Heuer coloca o nome de uma famosa escuderia nos seus relógios. Já houve o símbolo equídeo da Ferrari nos anos 70; mais recentemente, e no presente milénio, houve exemplares com a chancela da McLaren (uma parceria que durou desde os anos 80) e da Red Bull Racing (o mais recente parceiro na Formula 1), que usava motores Aston Martin e fez a ponte para a associação ao construtor britânico. para além de casos ocasionais em edição limitada como o da Nissan. Houve mesmo um Carrera Chronograph com dístoco Abarth no mostrador a acompanhar a aquisição de um Fiat Abarth 595 Competizione decorado com o estilo TAG Heuer! E depois houve associações menos óbvias mas subliminares, como as da Gulf — uma histórica marca de lubrificantes que vestiu com as suas cores alguns dos mais famosos Porsches de corrida de todos os tempos, incluindo os vitoriosos em Le Mans. O próprio Jo Siffert, piloto suíço que foi o primeiro embaixador da marca nos anos 60, era um piloto Porsche.

O ator Steve McQueen pilotou um Porsche 917 com um Monaco no pulso nas filmagens da película Le Mans, em 1971. Na década de 80, o motor TAG-Turbo que levou a McLaren à vitória em três títulos mundiais de F1 consecutivos (Niki Lauda em 1984; Alain Prost em 1985 e 1986) tinha uma base desenvolvida pela Porsche. Pelo que a inscrição Porsche na luneta de relógios TAG Heuer se tornará rapidamente familiar, tendo em conta a força comunicacional da TAG Heuer e todos os eventos que estão programados para sublinhar a cooperação.

Imagem de ambiente com um homem vestido de preto com o TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph Special Edition no pulso.
O design teve a autoria de Guy Bove, diretor artístico da TAG Heuer com um longo currículo de relógios evocativos do mundo automóvel | © TAG Heuer

Obviamente, o nome Carrera contribuiu muito para o casamento — e a primeira edição comemorativa tinha mesmo de sair da linha Carrera, cujo primeiro exemplar foi lançado em 1963… o ano de apresentação do primeiro Porsche 911! O próprio trajeto das duas marcas ao longo dos tempos reflete os sonhos e as aspirações das famílias fundadoras, desde Edouard Heuer e Ferdinand Porsche até, sobretudo, à experiência de Jack Heuer e Ferry Porsche na Carrera Panamericana que viria a dar nome aos seus icónicos produtos.

Por sugestão dos famosos irmãos pilotos Rodriguez, Jack Heuer batizou o seu conhecido cronógrafo, enquanto uma vitória da Porsche na corrida mexicana levou a marca a batizar o seu mais potente motor. Sem esquecer todas as outras frequentes convergências nalgumas das mais exigentes pistas do planeta. A nomenclatura Carrera tornou-se sinónima de ‘especial de corrida’.

O nome Carrera contribuiu muito para a aliança entre a TAG Heuer e a Porsche | © TAG Heuer

Uma nova era

O anúncio da parceria também acaba por ser a mais importante ação de gestão de Frédéric Arnault até ao momento, desde a sua nomeação como CEO da TAG Heuer em 2019. Tinha sido antes responsável pelo projecto do Connected Watch da marca até à sua promoção, estando já totalmente imbuído do espírito de uma marca profundamente enraizada nos desportos automóveis. «A TAG Heuer e a Porsche têm história e valores comuns, mas mais importante do que isso é partilharmos a mesma atitude. Tal como a Porsche, somos disruptores por natureza, sempre em busca de alta performance. Com esta aliança, a TAG Heuer e a Porsche juntam-se finalmente de forma oficial após décadas de encontros próximos, e irão criar experiências e produtos sem paralelo, para clientes e admiradores apaixonados por ambas as marcas e por aquilo que representam».

TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph Special Edition com bracelete em aço
Pormenor da bracelete em aço com elos em H e o respetivo fecho | © TAG Heuer

Do lado da Porsche, o sentimento é igual. «A forte amizade entre a nossa marca e a TAG Heuer vem de há décadas e estou muito feliz que estejamos agora a dar o próximo passo na forma de uma parceria estratégica», afirma Detlev von Platen, do Executive Board for Sales and Marketing da Porsche AG; «Juntamos aquilo que os nossos clientes mais apreciam nas duas marcas: um legado autêntico, eventos desportivos emocionantes, experiências de vida únicas e a realização de sonhos. Ambos ambicionamos criar momentos mágicos e únicos para as nossas comunidades. Estamos ansiosos por fazê-lo em conjunto».

A Porsche e a TAG Heuer já vinham colaborando estreitamente nas competições para viaturas elétricas | © TAG Heuer

Em 1999, já a relação entre a TAG Heuer e a Porsche se tinha fortalecido nas disciplinas Porsche Carrera Cup e Supercup, seguidas do Campeonato Mundial de Endurance. Depois, a TAG Heuer foi parceira fundadora do Campeonato de Fórmula E, e em 2019 a Porsche, tendo a TAG Heuer como parceira, decide criar a sua própria equipa para a modalidade — a Formula E TAG Heuer Porsche.

Em 2021, a associação torna-se numa aliança global entre as marcas. Em conjunto com a TAG Heuer, a equipa de GT da Porsche está preparada para o próximo Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). E a cooperação incluirá também várias parcerias em 10 edições da One-Make Series, da Porsche Carrera Cup. Além das competições físicas, a TAG Heuer também participa em corridas virtuais, apoiando a Porsche TAG Heuer Esports Supercup. A TAG Heuer surge também naturalmente como parceira global da Porsche nos eventos de ‘clássicos’ e também nos ralis.

A associação entre a TAG Heuer e a Porsche tem objetivos a longo prazo | © TAG Heuer

Ou seja, a legitimidade da associação é mais do que pertinente: é natural. Mesmo que o grupo Porsche detenha a Porsche Design, que também inclui relógios mecânicos numa vasta gama de acessórios. Resta saber como é que a TAG Heuer e a Porsche vão corresponder às elevadas expectativas que tão famosa parceria está a gerar, sobretudo no plano relojoeiro. A fasquia está muito elevada…


Características técnicas

TAG Heuer
Carrera Porsche Chronograph Special Edition

Ano de lançamento | 2021

Referência | CBN2A1F.FC6492 (bracelete em pele); CBN2A1F.BA0643 (bracelete em aço).
Movimento | Mecânico de corda automática, Calibre Heuer 02 Automatic, 28.800 alt/h, 80 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos, data e cronógrafo.
Caixa Ø 44 mm | Aço. Luneta em cerâmica com gravação ‘Porsche’. Vidro em cristal de safira. Estanque até 100 metros.
Mostrador | Efeito de asfalto cinza. Indexes e ponteiros com Super-LumiNova® branca.
Bracelete | Pele preta cosida à mão ou aço. Fecho de báscula em aço com fecho de segurança duplo.
Preço | 5.700 € (bracelete em aço); 5.550 € (bracelete em pele).

TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph Special Edition. Relógio visto de frente com bracelete em pele e relógio visto de frente com bracelete em aço.
Carrera Porsche Chronograph Special Edition. Versão com correia em pele e versão com bracelete em aço. | © TAG Heuer

Visite o site oficial da TAG Heuer para mais informações.

Outras leituras