Tome nota: Tempo Futuro celebra a relojoaria independente em português

No âmbito da iniciativa World Watch Day, o Museu Medeiros e Almeida recebe, no próximo dia 10 de outubro, o Tempo Futuro, uma exposição-mercado dedicada a micromarcas e relojoeiros independentes portugueses. O evento vai decorrer entre as 14h e as 22h. A marcar na agenda.

O dia 10 de outubro vai ser um dia dedicado à relojoaria. Embora não tenha sido propriamente inscrito enquanto Dia Mundial, a verdade é que a união fez a força para dar origem a uma iniciativa designada World Watch Day – Dia Mundial do Relógio. A ideia é simples: celebrar o Relógio na sua globalidade e um pouco por todo o mundo, numa data escolhida a dedo, porque evoca a clássica e sorridente posição dos ponteiros às 10h10 nos relógios expostos em montras ou em fotografias.

Seja como for, o dia 10 de outubro de 2025 vai realmente dar-nos muitos motivos para sorrir e mais ainda em Lisboa, com o Tempo Futuro, uma exposição-mercado dedicada à relojoaria em português, tanto através da presença de micromarcas, como de relojoeiros independentes que desenvolvem os seus próprios relógios. Há uns tempos, já tínhamos destacado este evento no quadro dos diversos eventos que vão pontuar a agenda relojoeira até ao final do ano, mas entretanto foram divulgadas mais informações.

O Tempo Futuro vai assim decorrer no Museu Medeiros e Almeida, entre as 14h e as 22h, numa organização do Instituto Português de Relojoaria (IPR), do Fórum DezDez e do próprio Museu, um local obrigatório no panorama da relojoaria no nosso país.

Cartaz do Salão de relógios Tempo Futuro
Um salão dedicado a micromarcas e criadores independentes portugueses de relógios | Imagem: cedida pela organização

Depois do salão Tempo Passado que se centra no mercado de relojoaria vintage e de segunda mão, o Tempo Futuro nasce como o primeiro certame do género no nosso país e uma oportunidade para ficar a conhecer os protagonistas de sangue luso que dão voz ao tempo através das suas criações, mas também de conhecer e de adquirir peças exclusivas. Desta forma, é possível apoiar diretamente o trabalho e continuidade destes relojoeiros, de acordo com a organização.

Neste dia, o próprio IPR irá também lançar oficialmente a sua marca de relógios – Les Tugas – numa homenagem a todos os portugueses dedicados à relojoaria pelo mundo fora.

Por outro lado, o programa contempla também o lançamento do livro História e Evolução da Relojoaria nos Séc. XVII e XVIII, da autoria de Sílvio Pereira, bem como uma conferência sobre ensino e relojoaria independente, com a participação do Mestre Paulo Anastácio, Diretor do Curso Profissional de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa, e de Dann Phimphrachanh, relojoeiro independente português membro da AHCI (Académie Horlogère des Créateurs Independants).

Quanto aos expositores participantes confirmados e respetivos representantes, aqui fica a lista:

No World Watch Day aproveite assim para celebrar a relojoaria, mas também para descobrir alguns dos protagonistas que fazem com que a relojoaria em Portugal e em língua portuguesa também aconteça. A entrada no Tempo Futuro é de acesso gratuito, mas sujeita a inscrição através da página oficial do salão, onde também pode ter acesso a todas as informações sobre o evento.


Tome nota:

Tempo Futuro
Data | 10 de outubro de 2025
Localização | Museu Medeiros e Almeida, R. Mouzinho da Silveira 4, 1250-194 Lisboa
Horário | 14h – 22h
Entrada gratuita

Continue connosco: