A F.P.Journe anunciou a abertura do F.P.Journe Le Restaurant, na Rue du Rhône 49, em Genebra. Uma aposta que nasceu da colaboração entre o mestre François-Paul Journe e o chef Dominique Gauthier.
Provavelmente, há muitas áreas assim. Mas, gostamos de pensar que a área da relojoaria em específico tende a construir com frequência ligações e relações com inúmeras outras áreas. Algumas relações são mais conhecidas, como o mundo do automobilismo, da aviação ou da criação artística; outras talvez sejam menos conhecidas como o mundo da escrita, da filosofia ou até da arquitetura.
Depois, existe a relação com a culinária e a gastronomia. Uma relação estreita que, de vez em quando, espreita através de iniciativas muito específicas que vão para além de bonitos editoriais fotográficos, como também a Espiral do Tempo costuma fazer. Nestes casos, não se trata de aproveitar a beleza de alguns pratos como pano de fundo, mas de iniciativas que unem literalmente os dois mundos.
Há pouco tempo, a Bell & Ross convidou o chef pasteleiro Julien Dugourd a criar uma versão de confeitaria do BR 01 Cyber Skull Bronze; na exposição Reverso Stories de Paris, foi criado o 1931 Café, um espaço de homenagem ao estilo Art Déco, complementado por um menu especial de doces e bolos, criado pela chef pasteleira Nina Métayer; e, recuando um pouco no tempo, podemos ainda lembrar aquele ano em que a H.Moser & Cie. reagiu ao labéu ‘Swiss Made’, afirmando que os seus relógios são mesmo cem por cento manufaturados na confederação helvética (puxando pela etiqueta Swissness) e lançando um modelo único com caixa em queijo suíço no valor de um milhão de euros – o Swiss Mad.
Tudo isto para dizer que, nesta relação entre mundos e da relojoaria e culinária, em específico há muitas abordagens. E que uma delas foi anunciada recentemente. O mestre relojoeiro François-Paul Journe uniu-se ao chef Dominique Gauthier e juntos lançaram um restaurante na Rue du Rhône 49, em Genebra.
F.P.Journe Le Restaurant
Admiradores das respetivas artes e paixões, os dois amigos criaram assim um lugar onde “excelência relojoeira, enológica e gastronómica se unem”, como se refere em comunicado. Na sua história, o lugar agora anunciado como o novo F.P.Journe Le Restaurant já viu passar pelas suas portas alguns dos maiores nomes locais e internacionais enquanto La Bavaria, uma famosa brasserie que abriu portas em 1912 e que era frequentada pela elite da Liga das Nações. Ministros, chefes de estado e jornalistas de todo o mundo reuniam-se naquelas mesa e a decoração permanece inalterada desde 1942. Em 2012, foi listada enquanto património de todos os genebrinos, desde a marcenaria até ao mobiliário.
Agora, o espaço é apresentado com uma nova cara enquanto local de convívio, onde cada cliente se torna um anfitrião, imerso num ambiente elegante e descontraído.
O responsável pela decoração é o próprio François-Paul Journe, que quis dar ao restaurante uma forte identidade relojoeira. As paredes são adornadas com cartazes que representam desenhos técnicos de movimentos, as mesas têm nomes de relojoeiros famosos como Jost Bürgi ou Christiaan Huygens, os menus fazem referência a modelos da marca e até os talheres são inspirados neste universo. No centro do restaurante, um relógio astronómico do século XVII, assinado Giovanni Brugell Venetia, completa os detalhes – ou não fosse François-Paul Journe um verdadeiro admirador e colecionador de relojoaria antiga.
Já na cozinha, está Dominique Gauthier dono de uma conceituada carreira. Contextualizando, começou como aprendiz aos 14 anos e foi ascendendo na hierarquia dos melhores restaurantes de França. De acordo com a F.P.Journe, alcançou o mais alto nível da gastronomia suíça, de forma despretensiosa, colhendo elogios e fidelização de sua clientela. Depois de três décadas no Chat-Botté, restaurante do Hôtel Beau-Rivage em Genebra, tomou a decisão de começar do zero.
A sua culinária é definida como mediterrânea, com toques de especiarias e frutas cítricas que lembram suas viagens pela Tailândia. Gourmet e generosos, os seus pratos oferecem novas nuances aos códigos clássicos da arte culinária. Ao longo dos anos, desenvolveu relações privilegiadas com os melhores produtores locais, destacando os alimentos excecionais da região. O menu do novo restaurante integra assim pratos exclusivos do chef, um menu de desgustação, bem como uma seleção de vinhos finos.
Outro pilar desta aventura é o staff: Morgane Quétineau-Demay, como assistente de Dominique Gauthier, Pascal Brault, como gerente. Depois, os chefs Maxime Mühlemann, Théo Cesarini e o head sommelier Bogdan Tand, completam uma equipa de quinze pessoas, pronta para receber os clientes.
Podemos dizer que, de certa forma, a relojoaria de F.P.Journe é relojoaria gourmet. Relógios de pulso requintados, repletos de detalhes e de mecânica pura que respeitam os princípios tradicionais da criação relojoeira. Por isso, o mais certo é este ser um restaurante equivalente às criações do mestre marselhês.
Se estiver por Genebra, já sabe: uma visita ao F.P.Journe Le Restaurant talvez possa fazer parte dos seus planos.