Oris nas alturas com Big Crown e ProPilot especiais

A Oris esteve presente no Geneva Watch Days enquanto marca oficialmente associada ao evento e aproveitou para revelar as suas mais recentes novidades. O protagonismo foi para variantes especiais do Big Crown e do ProPilot, mas há também um relógio de mergulho e um cronógrafo a destacar.

Em Genebra

A sexta edição do Geneva Watch Days contou com a participação oficial de 66 marcas — e uma delas foi a Oris, que apresentou as suas mais recentes novidades num showroom do Hotel Beau Rivage, praticamente no centro nevrálgico do evento estival genebrino. Entre novidades mais ou menos recentes, quatro modelos estiveram em destaque — dois dos quais foram estreias absolutas. Houve ainda um quinto modelo em apresentação sob embargo que consideramos particularmente apelativo, mas a sua divulgação fica para o timing adequado.

Espiral do Tempo / ORIS Social Club.
A Oris conta com muitos aficionados em Portugal; na imagem, o evento Espiral do Tempo x Oris Social Club do ano passado | Foto: Espiral do Tempo

O quarteto à disposição é formado pelo colorido Big Crown Calibre 113, pelo luminescente ProPilot Altimeter Mission Control em colaboração com a Bamford Watch Department, e pelos recentemente revelados (e já por nós apresentados) Aquis New York Harbor Limited Edition II de vocação ecológica e Big Crown Chronograph numa nova combinação cromática. Quatro modelos bem recebidos pela crítica e especialmente aclamados pela comunidade Orista portuguesa. Aqui fica a resenha:

Big Crown Calibre 113

A Oris tem revelado grande ousadia cromática ao longo da presente década e o novo Big Crown Calibre 113 é um exemplo dessa audácia — para além dos seus méritos mecânicos, assentes num calibre de manufatura que lhe permite exibir dia, data, mês e semanas do ano.

O relógio Oris Big Crown Calibre 113 - num pulso
No pulso: o Big Crown Calibre 113 e a sua inesperada combinação cromática | Foto: Miguel Seabra/ Espiral do Tempo

É a primeira vez que a Oris introduz na sua emblemática linha Big Crown um dos calibres de 10 dias que a marca de Holstein desenvolveu internamente. O resultado é um relógio de calendário particularmente original cuja peculiaridade é reforçada pela combinação de cores: um verde água/menta/pistáquio texturado que é complementado por submostradores num tom rosa-avermelhado, para além das janelas associadas às funções de calendário (uma para o dia da semana, outra para a data) e o tradicional ponteiro datador de eixo central com ponta vermelha que, em vez da data nos modelos normais, indica simultaneamente a semana e o mês.

Detalhe do mostrador verde com submostradores cor de rosa do Relógio Oris Big Crown Calibre 113
Um mostrador carregado de informações mas perfeitamente legível e descongestionado | Foto: Oris

O Big Crown é o modelo mais representativo da Oris ao longo dos tempos, estando em produção permanente desde 1938 — quando foi lançado especificamente para os aviadores poderem manusear a sua coroa sobredimensionada com luvas e destacando-se pela função de data indicada por ponteiro. O novo Big Crown Calibre 113, embora não tenha a luneta canelada historicamente ligada à linha Big Crown (tem a luneta lisa, como algumas das mais recentes variantes), é um digno sucessor dessa herança de quase nove décadas. Mas com um piscar de olhos lúdico.

Relógio Oris Big Crown Calibre 113 visto de frente e visto ligeiramente de lado, como se estivesse a flutuar
O contraste de cores é muito bem enquadrado pela caixa em aço e bracelete metálica | Foto: Oris

Esse piscar de olhos tem a ver com a utilização criteriosa das cores para criar boa disposição — e o Big Crown Calibre 113 expressa bem a bem-disposta filosofia da Oris: provocar um sorriso através de soluções cromáticas ou edições como as que estão associadas aos impagáveis Marretas (o Kermit inaugural, a mais recente Miss Piggy).

Fundo do Relógio Oris Big Crown Calibre 113 que revela o Calibre que dá nome ao relógio.
O fundo transparente em vidro de safira revela o Calibre 113 de corda manual | Foto: Oris

E, no plano técnico, mostra também a competência técnica da marca de Holstein. O Calibre 100 foi lançado em 2014 e todos os movimentos derivados (como o 111, logo a seguir, e agora o 113) têm uma autonomia de 10 dias com corda manual e indicador não linear patenteado de reserva de carga. No caso específico do Calibre 113 utilizado no novo Big Crown, trata-se de um movimento dotado de um calendário completo que inclui a apresentação de um calendário comercial de 52 semanas.

O relógio Oris Big Crown Calibre 113 - num pulso
A caixa de 43 milímetros ‘veste’ mais pequeno no pulso | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

A extensa autonomia é proporcionada pela mola principal hospedada num tambor de grandes dimensões, visível através do fundo da caixa em vidro de safira. O mostrador fornece muita informação sem ser demasiado carregado — e inclui ponteiros centrais para as horas, os minutos, a semana e o mês, submostrador dos pequenos segundos na posição das 9 h, Indicação não linear de reserva de marcha às 3h, janela para a data às 9h, janela do dia na posição das 12h, corretor de data, dia e semana embutido na caixa e ainda um dispositivo de paragem de segundos para ajuste ideal do tempo.

Relógio Oris Big Crown Calibre 113 - deitado sob fundo cinzento, com mostrador verde e submostradores cor de rosa.
Um relógio marcante que ganhou granjeou grande simpatia entre os aficionados | Foto: Oris

Com um diâmetro de 43mm e uma resistência à água de 50 metros, o Big Crown Calibre 113 está disponível com bracelete em aço ou correia de pele. O preço de tal concentrado de cores e mecânica que passa mesmo por ser um relógio verdadeiramente diferente de qualquer outro? 6.350 euros.

Mission Control Limited Edition

O ProPilot Altimeter é uma das especialidades mecânicas da Oris, um relógio de culto entre os Oristas e os amantes dos modelos de aviação devido ao altímetro integrado. No Geneva Watch Days, a Oris apresentou uma nova variante do ProPilot Altitimer em colaboração com o atelier londrino fundado por George Bamford — o Bamford Watch Department.

O relógio Oris BWD Limited Edition
Oris x Bamford Watch Department Mission Control Limited Edition
Um tool watch pujante e carregado de tecnologia mecânica | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

O Oris x Bamford Watch Department Mission Control Limited Edition vem oferecer uma diferente interpretação do icónico modelo da marca de Holstein, introduzido há mais de uma década e que entretanto já tinha tido algumas atualizações — trata-se de uma variante mais colorida, mais leve, mais contrastante, mais técnica e mais espacial do único relógio automático do mundo com um altímetro mecânico incorporado que consegue medir e indicar a pressão atmosférica e a altitude. E, segundo alguns, mais cool.

O relógio Oris X BWD Limited Edition deitado sobre fundo cinzento  Oris x Bamford Watch Department Mission Control Limited Edition
O Mission Control Limited Edition tem por base o ProPilot Altimeter | Foto: Oris

George Bamford inspirou-se no espírito aventureiro das odisseias espaciais e na vibrante cultura pop das sapatilhas dos anos 80 para idealizar o Mission Control e torná-lo tão legível quão distinto. A sua exclusiva estrutura em composto de fibra de carbono — que é mais leve do que o titânio e mais resistente que o aço — garante durabilidade e individualidade, para além de um visual stealth escurecido (a caixa multipeças em titânio e carbono tem um revestimento PVD antracite) verdadeiramente personalizado porque cada caixa tem um padrão natural próprio.

O fundo do relógio do Oris X BWD Limited Edition, com destaque para o forro da correia em duas cores, verde e amarelo.  Oris x Bamford Watch Department Mission Control Limited Edition
A importância dos detalhes: forro de cores complementares na bracelete da colaboração da Oris com o Bamford Watch Department | Foto: Oris

A impressionante caixa de 47mm e toda a parte mecânica inerente poderiam tornar o relógio mais pesado, mas a utilização do compósito de fibra de carbono atenua essa vertente — para além de se mostrar como o recetáculo perfeito para uma peça cuja tecnologia permite medir e exibir a pressão atmosférica e a altitude. Para além disso, apresenta ponteiros ao centro para horas, minutos e segundos, janela com data, data instantânea, corretor de data, mecanismo com paragem de segundos para acerto preciso.

O relógio Oris X BWD Limited Edition - o estojo e o relógio com mostrador em destaque
 Oris x Bamford Watch Department Mission Control Limited Edition
O estojo especial e a luminescência do Mission Control Limited Edition | Foto: Oris

Com 56 horas de reserva de corda e estanque a 100 metros, o Oris x Bamford Watch Department Mission Control Limited Edition é entregue num estojo especial e a tiragem está limitada a 250 exemplares. Preço individual: 6.700 euros.

New York Harbor Limited Edition II

A Aquis é a linha de mergulho contemporânea da Oris que complementa a linha Divers Sixty-Five de inspiração mais rétro. E o novo New York Harbor Limited Edition II, que já revelamos anteriormente e que foi criado para o Billion Oyster Project, baseia-se precisamente no atualizado Aquis Date — sendo dotado de um mostrador verde-água com um efeito cintilante de concha de ostra.

Oris Aquis New York Harbor Limited Edition II
Um sólido relógio de mergulho associado a uma causa ecológica | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

A inspiração do mostrador com acabamento madrepérola está associada ao Billion Oyster Project, cuja missão consiste em reintroduzir mil milhões de ostras no porto de Nova Iorque até 2035; tem contribuído para a sensibilização de escolas e comunidades locais relativamente aos esforços de conservação, e traz vida marinha de volta aos famosos cursos de água da cidade de Nova Iorque e que contornam Manhattan.

Relógio de mergulho Oris Aquis edição limitada, visto de frente e de verso. Mostrador verde-água em madrepérola e fundo da caixa gravado com motivo de ostras e inscrição “New York Harbor Limited Edition”.
O New York Harbor Limited Edition II é dominado por tons verdes marítimos | Fotos: Oris

O projeto começou em 2014, quando dois educadores locais criaram o Billion Oyster Project com a ambiciosa missão de reintroduzir mil milhões de ostras no porto de Nova Iorque no espaço de 20 anos. As ostras desempenham um papel vital na limpeza da água e significam tanto para os oceanos como as árvores para as florestas. Os cursos de água novaiorquinos já chegaram a ser habitat de cerca de 900 km2 de recifes de ostras, mas foram dizimados pela poluição e pela excessiva captura. Em colaboração com voluntários e escolas locais, o Billion Oyster Project já reintroduziu 150 milhões de ostras no porto.

Relógio de mergulho Oris Aquis, com mostrador verde-água madrepérola, luneta prateada e bracelete em borracha verde com a inscrição ORIS.
O mostrador apresenta um acabamento em madrepérola verde água que é único para cada exemplar | Foto: Oris

A primeira edição especial da Oris em apoio do Billion Oyster Project surgiu em 2022. O New York Harbor Limited Edition II tem por base o Aquis Date de 43,5mm da nova geração: caixa em aço inoxidável estanque a 300 metros, construção multipeças, luneta unidirecional com escala de minutos, vidros de safira com acabamento antirreflexo no interior, gravações especiais alusivas à edição. Limitado a 2000 exemplares numerados, as receitas das vendas do New York Harbor Limited Edition II revertem a favor do projeto. O preço de uma boa causa: 2550 euros.

Divers Sixty-Five Chronograph

A linha de mergulho Divers Sixty-Five dá um tom saudosista e visual muito 60s à coleção de tool watches da Oris. E a marca de Holstein achou por bem aproveitar o look rétro tão do agrado dos aficionados para lhe colar a mais popular das complicações: o cronógrafo. A mais recente versão, revelada por nós no final de Julho, apresenta um mostrador branco opalino/prateado com submostradores e luneta contrastantes num verde seco (dito ‘Verde Oceano’) particularmente apelativo.

Oris Divers Sixty-Five Chronograph
Um cronógrafo especialmente apelativo com submostradores contrastantes | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

A Oris já tinha versões do Divers Sixty-Five Chronograph em bronze e também com mostradores preto e azul. O novo modelo apresenta o contido diâmetro de 40mm (menos três milímetros do que a versão de estreia) e revela todos os elementos de estilo caraterísticos da época — tais como os botões de pressão (formato cogumelo) e configuração bicompax com submostradores às 3 e às 9 horas; para gáudio dos puristas, a Oris dispensou a janela para a data às 6 horas.

Relógio Oris Divers Sixty-Five Chronograph com corriea de pele preta à esquerda e bracelete de aço inoxidável à direita
O Divers Sixty-Five Chronograph nas duas alternativas propostas: correia de pele e bracelete de aço | Foto: Oris

Estanque a 100 metros, o novo Divers Sixty-Five Chronograph é motorizado pelo Calibre 771 de corda automática com uma reserva de corda de 62 horas — que alimenta ponteiros centrais para as horas, os minutos e 1/4 de segundos de cronógrafo, pequenos segundos contínuos às 9h e contador de 30 minutos às 9 horas; o movimento inclui também com um dispositivo de paragem de segundos para acerto preciso. Preço: 3.750 euros.

Continue connosco: