TAG Heuer e Porsche: o sexto capítulo é laranja

Após meio século de convivência nas pistas, cumplicidade mecânica e partilha do termo Carrera, a TAG Heuer e a Porsche oficializaram uma parceria institucional à escala global em 2021. O novo TAG Heuer Carrera Chronograph x Porsche Orange Racing é o sexto relógio resultante dessa estreita ligação.

TAG Heuer Carrera X Porsche Orange Racing
Um relógio com chispa: TAG Heuer Carrera X Porsche Orange Racing | © TAG Heuer

Depois de ter desvelado as suas primeiras novidades em meados de janeiro na LVMH Week, a TAG Heuer anunciou recentemente um novo relógio que sai da parceria estabelecida com a Porsche há dois anos: o TAG Heuer Carrera Chronograph x Porsche Orange Racing — uma nova edição especial do emblemático relógio que personifica a herança racing que a manufatura suíça e a escuderia germânica têm em comum. 

TAG Heuer Carrera X Porsche Orange Racing
Face ao preto dominante, o laranja e o branco são usados criteriosamente | © TAG Heuer

É sobejamente conhecido que a história da TAG Heuer está intimamente ligada à da Porsche no universo do desporto automóvel, mas essa relação ultrapassa mesmo o plano mecânico e desportivo para entrar no campo etimológico graças à nomenclatura Carrera — o termo espanhol para ‘corrida’ e que inspirou Jack Heuer a baptizar um cronógrafo que estava pronto a ser lançado mas que ainda não tinha nome. O baptismo surgiu na sequência de uma conversa com os irmãos Rodriguez, lendários pilotos mexicanos, que falaram a Jack Heuer de uma extraordinária corrida realizada de 1950 a 1954 e cancelada por motivos de segurança: a Carrera Panamericana. O cronógrafo seria então apresentado em 1963 sob o nome Carrera e de uma legibilidade tão minimalista quanto monocromática.

TAG Heuer Carrera X Porsche Orange Racing
Vitamina C: TAG Heuer Carrera X Porsche Orange Racing | © TAG Heuer

A partir de 1969, e sobretudo nos anos 70, muitas versões coloridas surgiriam; após um hiato que durou cerca de década e meia, o Carrera foi reeditado em 1996 e desde então tornou-se no principal pilar do catálogo da TAG Heuer. Também a Porsche adotou a designação Carrera para variantes mais desportivas do seu mítico 911. Após décadas de patrocínios e convivência nas pistas e fora delas, com a elaboração pelo meio de um motor TAG-Porsche 1.5L V6 que deu à McLaren três títulos mundiais de F1 nos anos 80, o acordo global oficialmente institucionalizado em fevereiro de 2021 pareceu mais do que natural — e foi celebrado com pompa e circunstância em outubro do ano passado em Paris.

TAG Heuer Carrera
A primeira edição Carrera resultante da parceria oficial entre a TAG Heuer e a Porsche, em 2021 | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo
TAG Heuer x Porsche Carrera RS 2.7
Parceria: o TAG Heuer x Porsche Carrera RS 2.7 de 2022 | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

O evento parisiense incluiu o lançamento de uma edição limitada que celebrou o 50º aniversário do Carrera RS 2.7, o primeiro bólide de corrida homologado para circular ‘à civil’ nas estradas comuns. O rendez-vous da capital francesa culminou com uma apoteótica festa na Place Vendôme que teve Frédéric Arnault, CEO da TAG Heuer, e Detlef Von Platen, administrador da Porsche, como protagonistas. Para além de Bernard Arnault, patrão do grupo LVMH.

Detlev von Platen da Porshe e Bernard e Frédéric Arnault da TAG Heuer | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo
No evento de Paris: Detlev von Platen da Porsche; Bernard e Frédéric Arnault da TAG Heuer | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

TAG HEUER X PORSCHE

A materialização da parceria arrancou com um primeiro TAG Heuer x Porsche Carrera em tons escuros e destaques a vermelho que tinha por principal caraterística um mostrador texturado que evocava o asfalto das pistas; o modelo assentava na caixa do Carrera Sport Chronograph com 44mm de diâmetro introduzido em 2020 e teve depois uma nova versão em 2022 com destaques a amarelo. Entretanto, houve outras edições limitadas — como a referida Carrera 2.7, baseado na caixa Carrera de 42mm.

Pormenor mostrador TAG Heuer Carrera X Porsche Orange Racing
Pormenor dos diferentes acabamentos do mostrador | © TAG Heuer

O novo Orange retoma a estrutura de 44mm e acaba por seguir a linhagem dos anteriores modelos com destaques a vermelho e a amarelo. O laranja é um tom também muito associado às corridas e à própria Porsche, que usou o designado Lava Orange nos modelos 911 GT3 RS (Type 997) ou em Boxsters — para não falar do laranja presente nos bólides patrocinados pela Gulf. Os criativos da TAG Heuer referem mesmo que o laranja da nova edição se inspira na cor das chispas de calor causadas pelo carro nas pistas e o novo cronógrafo é bem evocativo de todas essas referências históricas e cromáticas.

TAG Heuer Carrera X Porsche Orange Racing
Fundo transparente: o rotor personalizado do Calibre Heuer 02 | © TAG Heuer

A caixa em aço com revestimento negro DLC (Diamond-Like Carbon, extremamente resistente) está dotada de vidros de safira com tratamento antirreflexo à frente e atrás, luneta em cerâmica e botões em forma de pistão a ladear a coroa de rosca. O rotor do movimento cronográfico automático Calibre Heuer 02 assume o formato de um volante da Porsche. E a correia de pele de costura dupla assume o espírito especial de corrida já visto nas duas anteriores edições com a mesma estrutura de caixa, sendo que o forro é cor de laranja. A novidade do TAG Heuer Carrera Chronograph x Porsche Orange Racing é a base do mostrador com acabamento escovado vertical, sendo que os submostradores apresentam outro tipo de padrão: azuré nos totalizadores dos minutos e das horas, granulado nos pequenos segundos.

TAG Heuer Carrera X Porsche Orange Racing
Perfil: toda a pujança do TAG Heuer Carrera X Porsche Orange Racing | © TAG Heuer

As nossas impressões

Em resumo: mais um sólido produto que celebra a conjugação de dois universos tão queridos um do outro — os da relojoaria mecânica e do desporto automóvel. A fonte dos algarismos no mostrador do TAG Heuer Carrera Chronograph x Porsche Orange Racing é a mesma que se encontra nos painéis de instrumentos dos veículos da escuderia alemã. E, face à predominância do preto no conjunto, a combinação entre o branco e o laranja parece muito equilibrada — sendo que o laranja também surge na roda de colunas que é sempre tão destacada no excelente Calibre Heuer 02. Também é bom constatar que os designers da TAG Heuer e da Porsche optaram por não incluir no mostrador a referência escrita ao Calibre Heuer 02 e às 80 horas de reserva de corda, comum na grande maioria dos cronógrafos contemporâneos da TAG Heuer e nas anteriores edições especiais elaboradas com a Posrche. O mostrador ficou mais desobstruído. E a legibilidade é uma premissa que esteve por trás da criação do Carrera por parte de Jack Heuer e uma constante na escola de design germânica.

Pormenor fecho/bracelete TAG Heuer Carrera X Porsche Orange Racing
O fecho em aço negro DLC e a correia com efeito óptico de carbono | © TAG Heuer
Estojo TAG Heuer Carrera X Porsche Orange Racing
Estojo adequado a uma edição especial | © TAG Heuer

Características técnicas

TAG Heuer
Carrera X Porsche Orange Racing

Ano de lançamento | 2023
Referência | CBN2A1M.FC6526

Movimento | Corda automática. Calibre Heuer 02 Automatic, 28.800 alt/h, 80h de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos, cronógrafo e data. 
Caixa ø 44mm | Aço e cerâmica com revestimento DLC. Luneta fixa em cerâmica. Fundo em vidro de safira. Estanque até 100 metros.
Bracelete | Pele com fecho de báscula em aço com revestimento DLC negro.
Preço | 6.850 €

Visite o site oficial da TAG Heuer para mais informações.


Espiral do Tempo 81

Outras leituras