Dia Mundial do Cinema: os relógios e o mundo da Sétima Arte

Hoje, 5 de novembro, é dia de celebrar o mundo do Cinema. E nós fazêmo-lo à nossa maneira: resolvemos reunir alguns dos diversos artigos que temos em arquivo e que nos mostram como a relação entre a Relojoaria, o Tempo e a Sétima Arte têm tanto para contar. Alguns dos artigos são especialmente datados, mas optámos por evocá-los na mesma porque nos oferecem uma perspetiva de como esta relação tem vindo a evoluir. 

HERANÇA | Relógios e cinema: horas certas em Hollywood

Por Fernando Sobral, outubro de 2019

entrada-hollywood

Em Hollywood, brilham, há muitas décadas, os relógios. Os atores não dispensam de os ostentar, como elementos de distinção ou de utilidade, nos seus pulsos. Essa ligação ajuda-nos, também, a perceber como é que o quartzo chegou a ameaçar a hegemonia dos relógios mecânicos, ou porque é que alguns modelos se tornaram ícones valiosos. No mundo da Sétima Arte, há um capítulo muito especial ‘realizado’ pelas artes relojoeiras. Leia mais…

ENTREVISTA | Eurico de Barros: no escurinho do cinema…

Por Paulo Costa Dias, novembro de 2019

Eurico de Barros © Paulo Pires / Espiral do Tempo

O mote para a entrevista foi a celebrada trilogia Regresso ao Futuro (Back to the Future) que inspirou a nossa edição nº68. Mas foi sobretudo sobre o passado e o presente da indústria cinematográfica aquilo de que falámos com quem acompanhou, crítica e apaixonadamente, as suas últimas cinco décadas — e não de filmes ou de atores, como seria o caso num enredo previsível. Ir ao cinema, para Eurico de Barros, para a cantora Rita Lee e para várias gerações de pessoas é (ou foi) muito mais do que ver um filme. É (ou foi) uma experiência social. Se continuará, ou se voltará a sê-lo, e em que moldes, o tempo o dirá. Tempo esse que, neste caso, é medido por um Raymond Weil «que era do meu pai. Tenho outro relógio, mas a minha mãe gosta que eu use este. Tenho uma relação muito afetiva com ele». Leia mais…

MUNDO VINTAGE | Leilões: o Rolex GMT-Master ‘de Colonel Kurtz’ apareceu e vai ser leiloado

Por Cesarina Sousa, julho de 2019

12-07-Marlon-Brando-9

No ano em que o filme Apocalypse Now celebra 40 anos, o (quase) impossível é notícia na comunidade relojoeira: finalmente apareceu o tão procurado Rolex GMT-Master que Marlon Brando usou enquanto Colonel Kurtz na longa metragem realizada por Francis Ford Coppola. E vai a leilão pelas mãos da Phillips no próximo mês de dezembro, em Nova Iorque. Leia mais…

RECOMENDADO | A propósito dos 90 anos do Mickey Mouse: os relógios que dão vida ao mais famoso rato do mundo

Por Espiral do Tempo, novembro de 2018

Rato Mickey

Foi no dia 18 de novembro de 1928 que o Mickey Mouse (Rato Mickey) fez a sua primeira aparição no cinema, numa curta metragem de animação que representou apenas o início de um percurso tão longo, como diversificado.  A este propósito, recomendamos dois artigos descomplicados, bem ilustrados e que nos ajudam a perceber um pouco melhor os meandros de mais uma das fascinantes histórias que guarda o mais famoso rato do mundo. Leia mais…

RECOMENDADO | Cinema: 16 relógios que fizeram história nos filmes de ação de Hollywood

Por Cesarina Sousa, outubro de 2018

recomendado-destaque3

A velha dupla relógios/cinema tem sempre pano para mangas e o artigo da Robb Report que hoje recomendamos é mais uma prova disso. Nada mais do que 16 relógios que passaram pelos cenários de diferentes filmes e que vibraram nos pulsos de grandes estrelas. Uma leitura descontraída que passa por modelos como o Porsche Design Orfina 7176s que Val Kilmer e Tom Cruise usaram em Top Gun ou o mais conhecido Submariner Ref. 6538 que Sean Connery usou em Dr. No. Leia mais…

HERANÇA | Georges Méliès, Robert-Houdin, a relojoaria e o ilusionismo

Por Cesarina Sousa, maio de 2018

doodle1

Em 2011, no filme Hugo, Martin Scorsese contou-nos a história de um pequeno relojoeiro empenhado em consertar um autómato deixado pelo seu pai e transportou-nos até ao cinema fantástico de Georges Méliès – um mundo onde os sonhos se tornam realidade e que tem mais ligações com o mundo da relojoaria do que, à partida, se poderia pensar. Lembrámo-nos, hoje, de evocar essa história a propósito (mais uma vez) do Doodle que celebra os 112 anos do lançamento de À la conquête du pôle, realizado pelo ilusionista e cineasta francês. Leia mais…

PONTO de VISTA | Pior do que a meteorologia só mesmo a ficção científica

Por Carlos Torres, novembro de 2017

Blade Runner

Recentemente assisti a uma sequela que cai facilmente na categoria de ‘filmes da minha vida’. Blade Runner 2049 de Ridley Scott, dá seguimento ao filme que há 35 anos atrás foi capaz de me marcar como poucos. Um efeito que atribuo a uma cinematografia (e onde incluo a extraordinária banda sonora dos Vangelis) que desde então não foi suplantada no âmbito da ficção cientifica. Leia mais…

MUNDO VINTAGE | Leilões: 17.752.500,00 USD para o Daytona Paul Newman de Paul Newman: novo recorde do mundo para um relógio de pulso

Por Carlos Torres, outubro de 2017

Paul-Newman-abertura

Nova Iorque foi esta noite o centro mundial da relojoaria, e principalmente do colecionismo de relógios de pulso vintage. O lote nº8 do leilão da Phillips, que estava associado ao Rolex Daytona Paul Newman Ref. 6239 que pertenceu ao ator e piloto, foi o destacado protagonista de um leilão de relógios cuja divulgação global parece ter extravasado largamente a habitual audiência associada a estes eventos. Leia mais…

PONTO de VISTA | Chaykin, Muybridge e um cavalo chamado Occident

Por Carlos Torres, outubro de 2017

Cinema-destque

Um dos magníficos relojoeiros independentes, que agora me vem à memória, dá pelo nome de Konstantin Chaykin. Um virtuoso da micromecânica nascido em Leningrado com atelier em Moscovo. As conversas que temos todos os anos em Basileia, no stand da AHCI (a famosa Academia de Relojoeiros Criadores Independentes), são verdadeiramente hilariantes. Ele não fala nada além de Russo, e eu de Russo não entendo coisa nenhuma…  Mesmo assim, entendemo-nos na perfeição. Afinal, a linguagem das rodas dentadas é uma espécie de Esperanto da relojoaria. Leia mais…

HERANÇA | A propósito de Hidden Figures: quando a (TAG) Heuer também orbitou a Terra

Por Cesarina Sousa, agosto de 2017

HiddenFigures

Só há uns dias consegui sentar-me no sofá para ver Hidden Figures e posso avançar com toda a certeza que ainda bem que me sentei no sofá com paz e sossego porque realmente gostei do filme. Mas não estou aqui para falar do filme propriamente dito ou para dizer que gostei muito e que recomendo. Estou aqui só para dizer que o John Glenn que encontramos no filme não usa um stopwatch Heuer como aconteceu na realidade. Pelo menos não dei conta disso ( se alguém deu, agradeço que me informe). É grave? Acho que não. Mas sempre é um bom argumento para relembrar a história de que estamos a falar. Leia mais…

ATUALIDADES | Chaplin’s World inaugura com Jaeger-LeCoultre como parceira

Por Cesarina Sousa, agosto de 2016

ManoirdeBan

A Jaeger-LeCoultre volta a prestar tributo a Charlie Chaplin, enquanto parceira do museu Chaplin’s World  By Grévin, um novo espaço dedicado à vida e à carreira de Charlie Chaplin. O museu abrirá as suas portas no próximo dia 16 de abril, em celebração do 127.º aniversário de Charlie Chaplin e estará disponível para ser visitado pelo público em geral a partir do dia 17 de abril, às 10.00 horas. Leia mais…

GALERIA | Do outro mundo: encontros imediatos!

Por Espiral do Tempo, novembro de 2015

ET_Galeria_Encontros_04

Relembramos, uma produção que vai em direção ao espaço ‘e mais além’. Desafiámos a nossa criatividade e unimos o mundo da relojoaria ao mundo da ficção científica: uma simples brincadeira que deu origem a imagens do outro mundo! Alien, a saga Star Wars e Predator foram os filmes que nos inspiraram. E não podíamos estar mais satisfeitos. Divirta-se!

Outras leituras