Maurice de Mauriac e a experiência portuguesa

A Maurice de Mauriac organizou dois pequenos eventos em Portugal para apresentar a sua coleção junto dos aficionados nacionais — que, em Lisboa e no Porto, tiveram a oportunidade de conhecer melhor os relógios da marca de Zurique e a sua ligação especial ao universo lusitano. Entrevistámos Massimo Dreifuss, CEO e filho do fundador.

É uma marca muito especial, para quem tem acompanhado a sua história. A Maurice de Mauriac foi fundada por Daniel Dreifuss em 1997 e, na condição de boutique brand, tem-se destacado por relógios especialmente interessantes e pelo atelier aberto ao público no número 48 da Tödistrasse, em Zurique. Os filhos de Daniel, Massimo e Leonard, dirigem a empresa familiar desde 2021 — passando a ser mais recentemente acompanhados pela irmã, Masha. Juntos, têm transportado a Maurice de Mauriac para um novo patamar após o pai ter sido vitimado por prolongada doença, no verão de 2023.

As comemorações do 25.º aniversário da Maurice de Mauriac no atelier da Todistrasse, em 2022 | Foto: Maurice de Mauriac
As comemorações do 25.º aniversário da Maurice de Mauriac em frente ao atelier da marca na rua Todistrasse | Foto: Maurice de Mauriac

A marca independente de Zurique tem-se afirmado pelas suas séries exclusivas de relógios — que apresentam uma abordagem personalizável, designs únicos, combinações de cores originais, edições limitadas e braceletes de grande qualidade. Os relógios Maurice de Mauriac são motorizados por movimentos suíços tradicionais ou calibres especialmente encomendados para determinados modelos. Têm despertado o interesse de colecionadores e amantes da relojoaria que buscam algo de especial; para além disso, o atelier da marca tem-se assumido como um centro cultural para aficionados e até organiza cursos de relojoaria.

pessoas na apresentação da Maurice de Mauriac em Lisboa com Massimo Drefuss a discursar
Massimo Dreifuss discursa na apresentação da Maurice de Mauriac no Clube Ferroviário, em Lisboa | Foto: Espiral do Tempo

Há muitos anos que a Maurice de Mauriac tem uma especial ligação a Portugal — não só pelo afeto do fundador, Daniel Dreifuss, pelo nosso país, mas também por todos os seus amigos portugueses e até por uma cor predominante no catálogo da marca… que foi diretamente inspirada pela camisola vermelho-sangue da lendária seleção portuguesa liderada por Eusébio e que encantou no Campeonato do Mundo de Futebol de 1966.

relógios coloridos Maurice de Mauriac em exibição numa mesa e em caixas na Watch Garage
Relógios da Maurice de Mauriac no evento da Watch Garage e o ‘mostrador luso’ em destaque | Fotos: Miguel Seabra/Espiral do Tempo e Watch Garage

Massimo Dreifuss, o filho primogénito, esteve em Portugal para dois eventos íntimos em Lisboa e no Porto (mais precisamente em Gaia); o primeiro teve lugar no roof top do Clube Ferroviário, o segundo realizou-se na Watch Garage — que passou a ser agente oficial da Maurice de Mauriac. Na sequência da sua visita ao nosso país, Massimo Dreifuss concedeu-nos uma entrevista na qual abordou esses dois eventos e a atualidade da marca que dirige com o irmão Leonard e a irmã Masha.

mostradores de relógio de diversas cores numa caixa de plástico em cima de uma mesa, marca Maurice de Mauriac, modelo L3 Chronograph
Mostradores do L3 Chronograph apresentados nos eventos da Maurice de Mauriac em Portugal | Foto: Paulo Pires/Watch Garage

A entrevista

Nas duas apresentações organizadas em Lisboa e no Porto, foi sempre destacada a forte ligação da Maurice de Mauriac a Portugal — pode falar um pouco mais sobre essa afinidade?
Tudo começou com a admiração do meu pai por Portugal, por todos os seus amigos portugueses, pelas frequentes férias que passava em Portugal com a minha mãe, pelas suas visitas ao torneio de ténis Millennium Estoril Open e pela amizade especial com jornalistas portugueses de relógios… e sabe-se quem lhe deu a ideia de criar os nossos emblemáticos mostradores fumé, em particular os mostradores Spheric Red, cuja tonalidade foi inspirada na camisa vermelha da seleção portuguesa liderada pelo grande Eusébio no Mundial de 1966».

relógios ne mão e na caixa, fotografias escuras tiradas a modelos Maurice de Mauriac
Imagens de modelos L3 Chronograph e L2 Diver no evento lisboeta realizado no Clube Ferroviário | Fotos: José Zenha

Portanto, Portugal é um país que nos é muito querido. Adoramos vir desfrutar do sol, apreciar a gastronomia e conviver com pessoas maravilhosas! Além disso, temos uma empresa responsável pelas nossas relações públicas e marketing que é portuguesa: a Sparkling, fundada pela Marina Coelho e pela Maria João Santos.

Porque escolheu especificamente a Watch Garage para realizar o evento no Porto?
Bem, durante um almoço em Cascais, quando vim passar férias a Portugal com a minha mulher, no final de julho, tivemos um encontro com vários aficionados de relógios portugueses — muitos deles amigos da Espiral do Tempo. Um deles foi o André Sampaio, que veio propositadamente do Porto para esse encontro, e descobrimos que a sua Watch Garage é uma loja muito parecida com o nosso atelier Maurice de Mauriac, que também é um lugar onde os aficionados se reúnem para conversar sobre relógios tomando um café ou uma bebida em ambiente amigável. Aliás, o nosso atelier é mesmo o lugar número um para visitar em Zurique, segundo o TripAdvisor!».

relógio de mostrador vermelho no pulso e pessoas a conversar numa sala com relógios na Watch Garage
O L3 Chronograph de ‘inspiração portuguesa’ e o ambiente no evento da Watch Garage | Fotos: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

E durante o nosso evento na Watch Garage pude confirmar que a atmosfera é praticamente a mesma. Para além disso, e tal como nós, o André também tem na loja uma enorme seleção de correias, há um relojoeiro a trabalhar e a decoração é feita à base de peças de memorabilia. A nossa parceria com a Watch Garage é uma combinação perfeita, para além de o André ser uma excelente pessoa!

Como descreveria o catálogo da Maurice de Mauriac?
Despretensioso, divertido, interessante, honesto, desportivo… eu diria que a nossa principal linha é a L-Series (ou seja, Linear Series), criada por Fabian Schwaerzler, um premiado designer industrial de Basileia. É uma linha elegante e minimalista, que exala sofisticação. Começámos com o L1, apenas com a indicação de horas, minutos, segundos e data, há cerca de uma década. Depois, a linha ganhou força com o L2 Diver e as primeiras versões com mostrador fumé ou mesmo vidro tingido; em seguida, veio o L3 Chronograph e respetivas variantes com mostradores de cor sólida ou gradiente — provavelmente os nossos relógios mais populares entre os aficionados portugueses, que apreciam muito o seu design equilibrado — e, no início deste ano, lançámos o L3 Small Seconds.

Relógio em aço com bracelete metálica e mostrador verde num expositor vermelho da marca Maurice de Mauriac, modelo L3 Small Seconds Spheric Green
O L3 Small Seconds de mostrador Spheric Red e bracelete metálica em malha milanesa | Foto: Paulo Pires/Watch Garage

«Mas, antes da L-Series, ficámos conhecidos pelos nossos Chronograph Modern, incluindo os mais desportivos com Racing Stripes e Lucky Number personalizável. Temos também alguns cronógrafos especiais, como o Grand Coeur, que é tanto uma homenagem ao nosso pai quanto um símbolo da visão de futuro que temos para a marca. Para além disso, lançámos uma linha de coloridos relógios Day-Date com o dia da semana em dialetos suíço-alemães muito apreciada em Zurique e no norte da Suíça. A nossa linha mais recente da coleção regular é a Pillow Watch, inspirada numa caixa em formato cushion de espírito brutalista.

A Maurice de Mauriac também é conhecida por colaborações especialmente interessantes.
Sim, temos tido parcerias muito especiais; estabelecemos várias colaborações importantes de edição limitada em diversas áreas, começando com o ténis e o Stan Smith Signature Watch dedicado ao lendário campeão americano conhecido pelas suas sapatilhas Adidas, além da série Rallymaster em colaboração com a revista Racquet e desenhada por Carlton deWoody. No ano passado lançámos a terceira versão, inspirada nos courts de relva, e a última será apresentada no próximo mês de janeiro, em Melbourne, antes do Open da Austrália. Lançámos uma edição rosa do L3 Chronograph que reuniu verbas para o combate ao cancro da mama. Também tivemos ótimas parcerias nas áreas do automobilismo e na música».

relógio Black Sheep luminescente da Maurice de Mauriac no pulso e Massimo Dreifuss
Massimo Dreifuss e o Black Sheep da colaboração entre a Maurice de Mauriac e a Warm & Wonderful que evoca a famosa camisola da Princesa Diana | Fotos: José Zenha

E a nossa parceria com a marca de roupa Warm & Wonderful para a edição limitada ‘Lady Di’ Black Sheep foi um enorme sucesso, esgotou quase instantaneamente! De resto, e na maioria dos nossos relógios, podemos oferecer um nível muito interessante de personalização: o cliente pode escolher a cor do mostrador, a animação do mostrador e o material da caixa pode ser escolhido entre aço, bronze ou ouro, para além de termos uma enorme variedade de correias e braceletes.

Referiu que o L3 Chronograph é provavelmente o relógio da Maurice de Mauriac mais popular em Portugal…
De fato é, especialmente o L3 Chronograph Spheric Red com um belo mostrador vermelho degradé — porque os nossos amigos portugueses sabem que a cor foi especificamente inspirada na camisola da seleção portuguesa de futebol, a poartir de uma fotografia que foi enviada para o meu pai. Alguns preferem a versão de corda manual, outros a versão automática. Recebemos até um pedido especial de um cliente português que quis ter a inscrição ‘Inspirado por Portugal e Eusébio’ gravada na massa oscilante!

seleção portuguesa de futebol no Campeonato do Mundo de 1966 com Eusébio e camisolas vermelhas que inspiraram mostradores de relógios Maurice de Mauriac
A fotografia que originou os mostradores vermelho-sangue da Maurice de Mauriac | Foto: DR

O novo L3 Small Seconds, com a sua caixa de tamanho médio de 36,5mm, também foi especialmente apreciado nos dois eventos que organizámos em Portugal. Mas devo dizer também que um dos nossos melhores clientes portugueses mora em Zurique: é uma senhora que trabalha no setor financeiro e que já comprou vários relógios no nosso atelier.

Qual é o próximo passo para a Maurice de Mauriac?
Bom, tivemos muitas novidades e lançamentos nos últimos anos e também temos viajado para muitos lugares e feiras de relógios — estivemos em Nova Iorque recentemente e em breve estaremos nos Emirados Árabes Unidos durante a Dubai Watch Week.

pessoas a ver relógios Maurice de Mauriac numa caixa e na mão
O Pillow Watch, à direita, impressionou pelo seu estilo brutalista | Fotos: José Zenha

Temos algumas cartas na manga e, claro, não podemos revelar agora o que iremos apresentar em breve… mas posso dizer que provavelmente lançaremos uma versão menor do carismático Pillow Watch, algo que os nossos amigos portugueses, por exemplo, nos sugeriram com grande insistência!».

relógio azul com pormenores vermelhos e bracelete azul em cima de bolas de ténis de cor branca, rosa e azul, marca Maurice de Mauriac, modelo Rallymaster Korean Open
O Rallymaster off-series dedicado ao torneio de ténis de Seul | Foto: Paulo Pires/Watch Garage

Mais informações sobre a Maurice de Mauriac podem ser encontradas no site da marca em mdm-watches.com.

Continue connosco: