Não são relógios, mas são os novos habitantes do planeta relojoeiro — em especial do extraordinário universo criado pela equipa de Max Büsser na MB&F. Todos os aficionados vão querer ter um dos Minimilians… no entanto, há uma condicionante.
Que surpresa… mas há que esperar tudo das mentes criativas reunidas à volta da marca MB&F — cujas iniciais significam mesmo Maximilian Büsser & Friends. Depois de relógios de pulso aparentemente vindos de outro planeta, de relógios de mesa em forma de robots ou naves espaciais, e ainda de galerias MAD que dão todo o protagonismo à arte mecânica, Max Büsser e os seus amigos apresentam-nos os Minimilians!
E o que são os Minimilians? São um conjunto de criaturas colecionáveis, semelhantes a alienígenas, com cabeças modeladas a partir das duas linhas de relógios de pulso do catálogo da MB&F — os Horological Machines e os Legacy Machines. E os relógios MB&F são tão originais que dá para tudo: há o Minimilian Frog com seus olhos protuberantes, o Minimilian Thunderbolt com laivos de aviador, o Minimilian Aquapod com a sua cara redonda e rechonchuda… é só descobri-los, um a um, cada um mais engraçado do que o outro. Desde o advento da marca, em 2005, que a MB&F lançou mais de 20 calibres diferentes em cerca de 30 formatos de caixa distintos; agora, cada relógio tem sua própria estatueta correspondente. E o nome das criaturas é uma homenagem a um membro conhecido da família MB&F!
Mas há mais. Os Minimilians são também um pequeno sinal de gratidão à The Tribe (o clube de proprietários do MB&F), agradecendo a cada um deles por tornar a aventura da MB&F possível. A partir desta semana, para cada relógio MB&F registado na The Tribe (seja ele novo ou um exemplar adquirido no mercado secundário), o respetivo proprietário ganha automaticamente uma estatueta Minimilian correspondente, com os cumprimentos da MB&F. A medida aplica-se não apenas a novos registos, mas também a relógios já registados; a equipa liderada por Max Büsser tem uma grande tarefa pela frente, tendo em conta que já há cerca de 1.600 relógios registados. As primeiras entregas já começaram… e toda a gente no meio relojoeiro quer ter um boneco, os proprietários e os aficionados. Mas os Minimilians não são para todos…
Como foi referido, MB&F significa Maximilian Büsser & Friends; apropriadamente, os Minimilians são criados por três amigos de longa data. O primeiro é Maximilian Maertens, tem trabalhado em estreita colaboração com o próprio Maximilian Büsser e é o designer por trás de várias co-criações de relógios e caixas de música com a L’ Epée 1839 e a Reuge, sendo encarregado de projetar as estatuetas. O segundo é Aurélien Bouchet, chefe da AB Concept e da AB Product, especialistas em engenharia/fabricação de caixas que têm elaborando caixas tarquituralmente ão complexas como as do HM9 e HM11; para os Minimilians, a AB Concept traz uma tecnologia muito diferente: a impressão 3D de última geração. O terceiro é Olivier Berthon, que criou e fabricou a grande maioria dos estojos e embalagens de relógios MB&F; cada estojo Minimilian é criado a partir de espuma de alta qualidade — a mesma espuma das caixas de relógios MB&F — que protege os Minimilians enquanto viajam para as suas novas casas.
A impressão 3D foi um elemento-chave no projeto Minimilians, uma vez que muitas peças MB&F foram fabricadas em números muito baixos — mas, mesmo assim, foi importante agradecer aos proprietários dessas peças raras com um Minimilian correspondente. O HM4 Final Edition, por exemplo, que tem um formato de caixa angular muito característico e bastante diferente das outras variantes do HM4, foi limitado a apenas 8 peças.
Para estatuetas tão táteis como o Minimilians, a equipa da MB&F escolheu um processo de impressão 3D seguido de uma camada de tinta branca que cria um acabamento texturizado do tipo cerâmica, com um toque artesanal — um reflexo preciso do processo de produção, que fornece em média apenas cerca de 10 Minimilians por dia. Que estão exclusivamente destinados aos proprietários de relógios MB&F registados… mas haverá muita gente que vai fazer tudo para ter a nova coqueluche da marca.
Os Minimilians tornam-se, assim, uma espécie relativamente rara e muito cobiçada. E todas as restantes marcas relojoeiras (sobretudo as de alta-relojoaria) ficaram de boca aberta com mais uma brilhante ideia saída do ‘laboratório’ da MB&F para premiar a sua clientela. Mais uma vez, Max Büsser surpreende pela originalidade e no cuidado especial que tem em recompensar todos os que trabalham com ele e que adquirem os seus extraordinários relógios.