A propósito do Dia Internacional da Mulher

É relembrando algumas entrevistas, perfis e histórias ligadas aos mundos da relojoaria e do tempo que a Espiral do Tempo assinala hoje o Dia Internacional da Mulher.

Rebecca Struthers: pioneirismo no feminino

A história de Rebecca Struthers, a primeira pessoa na história da relojoaria a doutorar-se na área que escolheu — uma opção feita bem cedo, aos 17 anos, e que manteve até se tornar numa das maiores especialistas em relojoaria do mundo. Com o seu marido, gere a Struthers Watchmakers, um pequeno atelier em Birmingham que parece uma viagem no tempo: concebe peças únicas de raiz e recupera obras-primas complicadas. Como se fazia antigamente.

Rebecca Struthers
Rebecca Struthers | © Andy Pilsbury

Ana Aragão: cartografar o imaginário

Entrevista a Ana Aragão, a arquiteta reinventada como desenhadora que explora imaginários urbanos que evocam narrativas de paisagens impossíveis. Com atelier no Porto desde 2012, já levou desenhos seus à Bienal de Veneza, e está representada nas coleções do Centro Cultural de Belém, da Fundação Oriente Macau e da Fundação do Oriente Portugal. Em 2014, foi selecionada pela revista Lüerzer’s Archive como uma das «200 Best Illustrators Worldwide». Bem-vindos a um universo arquitetónico labiríntico em papel. Convidamo-lo a aventurar-se.

Ana Aragão
Ana Aragão | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Rolex Mentor & Protégé

Apesar de não ser uma iniciativa estritamente feminina, o programa Rolex Mentor & Protégé apresenta também candidatas femininas e tem-se revelado de extrema importância. Fundado em 2002, foi criado com o objetivo de apoiar novas gerações de artistas de diferentes áreas, dando-lhes a oportunidade de usufruir de um período de mentoria com nomes reconhecidos. Aqui estão os mentores e discípulos que vão protagonizar a edição de 2023-2024.

Mentora e discípula no ciclo 2023/2024: a escritora britânica Bernardine Evaristo e a escritora ganesa Ayesha Harruna Attah | © Rolex / Audoin Desforges

The Story Of The Radium Girls

Há histórias que parecem mentira. E esta é uma delas. No início do século XX, e com a Primeira Guerra Mundial, algumas empresas norte-americanas especializadas na aplicação de tinta luminescente (grande novidade na altura) nos mostradores dos relógios começaram a expandir-se de forma significativa. Davam emprego a centenas de raparigas, que aplicavam a substância sobre os mostradores dos relógios e cujos riscos deste procedimento lhes eram totalmente alheios.

Jovens americanas sentadas a pintar mostradores com tinta à base de rádio.
Radium girls | © DR

IWC colabora com Pilar García-Ferrer

Com o objetivo de apoiar novos talentos, a marca estabeleceu uma parceria criativa com a artista madrilena, Pilar García-Ferrer e a sua empresa de arte e desenho, a Pilsferrer. O resultado passou por três trabalhos que têm como ponto de partida três diferentes modelos da linha Portofino.

IWC Portofino Automatic Moon Phase em parceria criativa com Pilar García-Ferrer
IWC Portofino Automatic Moon Phase em parceria criativa com Pilar García-Ferrer | © IWC Schaffhausen

Gisele Bündchen como rosto de campanha global da IWC Schaffhausen

A IWC Schaffhausen apresentou uma campanha publicitária global dedicada à nova coleção de relógios Portofino que tem Gisele Bündchen como protagonista. A modelo e ambientalista brasileira, foi convidada para rosto da campanha depois de ter sido nomeada Conselheira de Projetos Ambientais e Comunitários da IWC. 

Gisele Bündchen com o IWC Portofino Chronograph 39 no pulso
Gisele Bündchen com o Portofino Chronograph 39 | © IWC Schaffhausen

Anya Taylor-Joy como embaixadora da Jaeger-LeCoultre

Em 2020, a Jaeger-LeCoultre anunciou a atriz Anya Taylor-Joy como a sua mais recente embaixadora, marcando a sua estreia com um pequeno vídeo ‘A Call of the Heart’, baseado num telefonema simbólico de boas-vindas à Grande Maison.

Anya Taylor-Joy sentada ao pé de um telefone antigo no novo vídeo como embaixadora da Jaeger-LeCoultre 2022
Anya Taylor-Joy como embaixadora da Jaeger-LeCoultre 2022 | © Jaeger-LeCoultre

Yiqing Yin: uma estrela na alta-costura

Foi em 2020 que a Vacheron Constantin apresentou o novo rosto da sua campanha «One of not many».  A criadora de alta-costura Yiqing Yin surgiu assim associada à marca de relojoaria e em especial à coleção Égérie, que tinha sido apresentada no início desse mesmo ano. Formada pela École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs de Paris, e dotada de uma visão inovadora e pessoal da designada Couture, Yiqing Yin nasceu em Pequim em 1985 e tem vindo a desenvolver um sentido estético muito especial e um estilo muito próprio – um mundo onírico, fantasioso e com linhas dinâmicas, fascinantes, que se transformam.

Yiqing Yin
Yiqing Yin | © Vacheron Constantin

Julie Kraulis

Oriunda de Toronto, Julie Kraulis é uma artista visual especializada no desenho de relógios. A sua crescente fama no meio relojoeiro granjeou-lhe reputados colecionadores e marcas de renome entre a sua clientela. Em 2020 escolheu Portugal para viver durante uns meses e, nessa altura, aceitou partilhar com a Espiral do Tempo alguns dos seus segredos.

Julie Kraulis a desenhar um F.PJourne
Julie Kraulis a desenhar um F.PJourne | © Julie Kraulis

Catherine Rénier, CEO da Jaeger-LeCoultre

Durante o Salon International de la Haute Horlogerie (SIHH) de 2019 a Espiral do Tempo entrevistou Catherine Rénier numa conversa durante a qual a responsável da Jaeger-LeCoultre abordou várias temáticas relacionadas com a Grande Maison e a então atualidade relojoeira.

Catherine Rénier
Catherine Rénier | @ Maurice Haas

Maya Gabeira: rainha dos mares

Maya Gabeira tornou-se num ícone do desporto mundial ao bater o recorde da mais alta vaga jamais surfada por uma mulher. É unânime o reconhecimento internacional da sua carreira pelo modo como desafia constantemente o mar e pelas suas qualidades de perseverança e de constante autossuperação. Um perfil que pode ser lido na edição 77 da Espiral do Tempo (inverno 2021).

Maya Gabeira numa prancha de surf no mar
Maya Gabeira | © TAG Heuer

Outras leituras