A. Lange & Söhne: a elegia do Datograph

Após uma edição da Watches & Wonders dedicada ao icónico cronógrafo Datograph com duas novas declinações excecionais, a A. Lange & Söhne não se ficou por aí — e apresentou recentemente mais duas edições verdadeiramente exclusivas: o Handwerkskunst e o Hampton Court.

Quando a A. Lange & Söhne apresentou o Datograph, em 1999, a indústria relojoeira ficou siderada — tal como tinha ficado estupefacta aquando da apresentação do emblemático Lange 1 e a sua data grande, em 1994. No espaço de cinco anos, uma histórica marca alemã ressuscitada segundo os mais elevados padrões da alta relojoaria surpreendia as mais reputadas manufaturas suíças e colocava a bitola num patamar tal que forçou a concorrência a rever os seus catálogos e a desenvolver novos calibres. Sobretudo calibres cronográficos próprios.

O Datograph Auf/Ab na sua versão mais tradicional de mostrador preto | Foto: A. Lange & Söhne

Foi esse o grande mérito do Datograph no contexto da relojoaria contemporânea, para além das suas próprias qualidades técnicas e estéticas. Que são sobejamente conhecidas. E como o Datograph cumpre em 2024 o seu 25.º aniversário, a A. Lange & Söhne tem-lhe dado o merecido protagonismo no ano em curso… enquanto não chega o dia 24 de outubro e a celebração das três décadas de vida da marca alemã nesta sua nova era, na sequência do desmoronamento do Muro de Berlim e do regresso de Walter Lange a Glashütte para recomeçar o projeto relojoeiro dos seus ancestrais. Seguramente que novos e interessantes relógios serão introduzidos nessa data; até lá, o Datograph mantém o devido protagonismo.

A dupla faceta da beleza: o Datograph Up/Down de mostrador azul da Watches & Wonders | Foto: A. Lange & Söhne

E depois da apresentação do excecionalmente complicado e original Datograph Perpetual Tourbillon Honeygold Lumen e da nova conjugação do Datograph Auf/Ab com mostrador azul e caixa em ouro branco, ambos desvelados na passada primavera durante a Watches & Wonders, a A. Lange & Söhne acrescentou ao histórico do seu cronógrafo vedeta mais duas variações especialmente exclusivas: o Datograph Handwerkskunst Limited Edition (25 exemplares) e o Datograph Hampton Court Edition (peça única destinada a leilão de beneficência).

Datograph Handwerkskunst Limited Edition

Nada fácil de pronunciar, a palavra alemã handwerkskunst significa artesanato e é o termo que a A. Lange & Söhne tem atribuído desde 2011 às suas especiais edições limitadas com mostradores e mecanismos que incorporam técnicas raras de gravação e acabamento decorativo. É o caso do Datograph Handwerkskunst Limited Edition, dotado de um mostrador que celebra precisamente as artes manuais e um calibre ainda mais decorado do que o habitual.

A. Lange & Söhne Datograph
O Datograph Handverkskunst assenta numa caixa em ouro amarelo e numa decoração exclusiva | Foto: A. Lange & Söhne

E, após sete edições Handverkskunst (Richard Lange Tourbillon ‘Pour le Mérite’ Handwerkskunst em 2011, Zeitwerk Handwerkskunst em 2012, Lange 1 Perpetual Calendar Handwerkskunst em 2013, Lange 1 Tourbillon Handwerkskunst 20th Anniversary em 2014, 1815 Tourbillon Handwerkskunst em 2015, 1815 Rattrapante Perpetual Calendar Handwerkskunst em 2017 e Cabaret Tourbillon Handwerkskunst em 2021), é a vez do conceito ser aplicado pela primeira vez ao Datograph… embora as diferenças ultrapassem a decoração e se estendam também à mecânica.

A. Lange & Söhne Datograph
A beleza do movimento cronográfico de corda manual é aumentada pelo acabamento Handverkskunst | Foto: A. Lange & Söhne

O Datograph Handwerkskunst Limited Edition assenta na mesma caixa de 41mm por 13,1mm do Datograph Auf/Ab ‘regular’, optando por ouro amarelo e correia de crocodilo castanha. Mas o mostrador é diferente, e bem diferente: um autêntico festim para os olhos, feito a partir de uma placa de ouro e com aplicações de ouro em relevo mas com a superfície ornamentada segundo a excecional técnica decorativa denominada tremblage: o mestre gravador que utiliza tão específica técnica de decoração vai esculpindo o material com um buril especialmente concebido para a obtenção de uma superfície granular fina e uniforme. O mostrador principal é então rodinado para um tom acinzentado mais escuro, o mesmo sucedendo para os submostradores — embora num tom mais claro.

A. Lange & Söhne Datograph
O sensacional trabalho de tremblage no mostrador do Datograph Handverkskunst | Foto: A. Lange & Söhne

Os ponteiros e os restantes elementos de ouro aplicados em relevo no mostrador, incluindo o logótipo e os algarismos (romanos, um regresso ao original de 1999!), são posteriormente polidos de modo espelhado e contrastam sofisticadamente com o fundo acinzentado.

O maravilhoso universo mecânico do Calibre L951.8 | Foto: A. Lange & Söhne

O Calibre L951 (na sua variação L951.8) com roda de colunas e embraiagem vertical clássica com frequência de 18.800 alternâncias/hora é do melhor que se pode encontrar no universo cronográfico e apresenta uma autonomia de 60 horas, claramente reforçada comparativamente com as 36 horas do original de 1999. A arquitetura mantém-se com todo o seu esplendor — num fascinante mundo micromecânico que deixa qualquer aficionado a tremer de emoção. O visual do Calibre L951.8 é reconhecível, mas reforçado esteticamente com uma decoração em tremblage para condizer com o mostrador. E há muitos componentes polidas em espelhado negro, uma das técnicas de acabamento mais demoradas e exigentes.

A. Lange & Söhne Datograph
O trabalho especial de acabamento à mão Handverkskunst patente tanto no mostrador como no fundo | Foto: A. Lange & Söhne

O único senão? Disponível apenas numa tiragem de 25 exemplares ao alcance dos maiores colecionadores conhecidos da manufatura germânica.

Datograph Hampton Court Edition

O outro (e derradeiro) Datograph comemorativo deste ano é uma peça única e está associado ao concurso de elegância automóvel que tem tido a parceria da A. Lange & Söhne — e que se realiza em Hampton Court Palace, em solo britânico. A marca germânica também está associada ao Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, no lago Como, e nunca antes apresentou um Datograph inspirado por esses eventos de viaturas clássicas. Mas… 2024 é mesmo o ano do Datograph. E se em Villa d’Este o relógio vai para o vencedor, e este ano foi um 1815 Chronograph personalizado, em Hampton Court o relógio destina-se gerar proventos para uma instituição de beneficência, na sequência de um leilão. A Prince’s Trust da casa real britânica.

A. Lange & Söhne Datograph
O Datograph Hampton Court Edition está equipado com uma bracelete em ouro branco | Foto: A. Lange & Söhne

E qual é o colecionador que não deseja ter uma peça única da A. Lange & Söhne? Para mais um Datograph Auf/Ab em ouro branco e com bracelete metálica em ouro branco com uma configuração especial de mostrador, que combina um fundo cinzento com totalizadores negros e um ponteiro cronográfico dos segundos vermelho. Sem esquecer o apelativo e original fundo: um fundo com tampa de abertura que ostenta o logotipo da Prince’s Trust e a inscrição ‘Concours of Elegance Hampton Court Palace 2024’.

A. Lange & Söhne Datograph
O contraste entre o cinza e o preto é complementado pela pitada de vermelho no ponteiro dos segundos | Foto: A. Lange & Söhne

O fundo de tampa — designado por fundo ‘de caçador’ ou de cuvette — é reservado pela marca saxónica para modelos muito especiais e exemplares únicos, sendo que no caso se abre para permitir vislumbrar a beleza única do Calibre L951.6. A outra valência especial é a bracelete em ouro branco com acabamento inteiramente polido; uma novidade, porque a bracelete que a Lange já teve disponível para o Datograph era em platina para as versões em platina do seu já lendário cronógrafo flyback.

A venda será feita no tradicional leilão da Phillips no início de novembro. A Prince’s Trust receberá seguramente um chorudo cheque…

A. Lange & Söhne Datograph
O fundo com tampa é uma tradição da marca nos exemplares comemorativos dos concursos de elegância | Foto: A. Lange & Söhne

Continue connosco: