A. Lange & Söhne e a nova variante Zeitwerk Date

A manufatura germânica tirou da cartola uma nova versão da sua especialidade digital: o Zeitwerk Date é o primeiro modelo da linha a combinar o tom quente do ouro rosa com um mostrador cinzento. Mas é, sobretudo, um relógio de mecânica ímpar com a assinatura da A. Lange & Söhne.

Em 2009, a A. Lange & Söhne surpreendeu o mundo da relojoaria: a clássica manufatura saxónica, expoente máximo da relojoaria germânica e com uma sobriedade estética declaradamente teutónica, lançava um revolucionário relógio de configuração digital. Os elementos de estilo mantinham-se típicos da marca, mas a indicação do tempo era mesmo pioneira — com as horas e os minutos apresentados através de discos saltantes alimentados por um engenhoso movimento mecânico. O Zeitwerk tornou-se rapidamente num relógio de culto e evoluiu para uma família que foi crescendo à volta da mesma base até ganhar uma nova ramificação com o advento do Zeitwerk Date, em 2019, numa versão em ouro branco que recebe agora a companhia de uma variante em ouro rosa — num ano de 2025 que só tinha tido três novidades da A. Lange & Söhne até ao momento.

A nova combinação Zeitwerk Date de caixa ouro rosa com mostrador cinzento | Foto: A. Lange & Söhne
Detalhe do anel periférico da data na nova combinação Zeitwerk Date em ouro rosa com mostrador cinzento | Foto: A. Lange & Söhne

O Zeitwerk sempre maravilhou os aficionados pela sua abordagem disruptiva. O Zeitwerk Date veio não só oferecer uma variante de caixa mais fina, mas também garantir uma reserva de corda mais alargada e adicionar um elemento do tempo que é útil para muitos: a data, apresentada através de um anel de vidro com algarismos impressos e localizado na periferia do mostrador. O truque? Um pequeno segmento colorido num anel por baixo do anel com algarismos de 1 a 31 avança um incremento (ou seja, um dia) exatamente à meia-noite; através desse recurso, a data surge a vermelho e vai girando em torno do mostrador ao longo de um mês, podendo ser acertada rapidamente através de um botão às 8 horas.

A. Lange Zeitwerk Date no restaurante A Taberna do Mar com um trio de sushi de sardinha por trás.
O Zeitwerk Date da A. Lange & Söhne em ouro branco na Taberna do Mar | Foto: Paulo Pires/Espiral do Tempo

A primeira variante do Zeitwerk Date, desvelada em 2019, apresentava uma caixa em ouro branco — e tivemos a oportunidade de a experimentar em Lisboa, depois de um anterior passeio na baixa com o Zeitwerk Striking Time. Ao longo dos anos, testámos várias outras iterações do Zeitwerk e também catalogámos a evolução de tão emblemática criação da A. Lange & Söhne; noblesse oblige: trata-se de uma obra-prima que, para garantir o seu funcionamento preciso, requer uma base mecânica capaz de gerar grande potência para fazer saltar (muitas vezes em simultâneo) os discos. Na história da relojoaria sempre se tentou fazer algo do género, mas na maior parte das vezes com horas e minutos deslizantes e ocasionalmente com hora saltante e minutos deslizantes.

O Zeitwerk Minute Repeater oferece uma dimensão acústica à coleção | Foto: A. Lange & Söhne
O Zeitwerk Minute Repeater oferece uma dimensão acústica à coleção | Foto: A. Lange & Söhne

Graças ao seu sistema de força constante, o Zeitwerk tornou-se no primeiro relógio preciso a conseguir apresentar o tempo com horas e minutos saltantes — surgindo depois as variantes com complicações acústicas adicionais, como o já referido Zeitwerk Striking Time e o Zeitwerk Minute Repeater, ou luminosas, como o Zeitwerk ‘Lumen’. Mas sempre com um visual inconfundível, assente numa ‘ponte de tempo‘ em prata alemã (alpaca) que oferece um palco adequado para tão original solução técnica. Essa ponte que integra o mostrador faz parte do movimento e enquadra a indicação digital das horas/minutos com o submostrador de segundos analógicos.

Demonstração de força

Se o look é revolucionário, a mecânica é ainda mais. Graças a um escape de força constante patenteado, a tremenda força necessária para avançar a indicação das horas é fornecida por um tambor de mola principal duplo extremamente potente. Um regulador de velocidade absorve a energia excedente e protege todo o mecanismo de horas saltantes.

Toda a complexidade bem patente no universo mecânico do Zeitwerk Date | Fotos: A. Lange & Söhne
Toda a complexidade bem patente no universo mecânico do Zeitwerk Date | Fotos: A. Lange & Söhne

E como funciona? Precisamente a cada 60 segundos, o escape de força constante fornece o impulso de comutação para os discos. Posicionado entre o tambor da mola principal e a roda de balanço, contribui significativamente para a estabilidade do movimento, garantindo que o balanço seja acionado com uma quantidade consistente de força durante toda a duração da reserva de marcha.

Pormenor do escape e do trabalho decorativo Calibre do Zeitwerk Date | Fotos: A. Lange & Söhne
Pormenor do escape e do trabalho decorativo Calibre L043.8 do Zeitwerk Date | Fotos: A. Lange & Söhne

O projeto do Zeitwerk foi liderado por Anthony de Haas, o Diretor de Desenvolvimento de Produto que é um grande adepto de Portugal (passa frequentemente férias no nosso país).  «O Zeitwerk Date confere à arte relojoeira tradicional da A. Lange & Söhne um rosto distinto e contemporâneo. E, precisamente à meia-noite, oferece um espetáculo excepcional: os três discos numerais saltitantes e o anel de data avançam em simultâneo; nesse momento específico, força e precisão fazem-se sentir para avançar o tempo».

A coroa de ajuste do tempo do Zeitwerk Date situa-se às 2 horas | Foto: A. Lange & Söhne
A coroa de ajuste do tempo do Zeitwerk Date situa-se às 2 horas | Foto: A. Lange & Söhne

E tudo graças ao calibre de manufatura L043.8, que bate a uma frequência de 18.000 alternâncias/semi-oscilações por hora (2,5 hertz). O calibre de corda manual com seu tambor duplo e duas molas principais garante uma reserva de marcha de 72 horas. O fundo da caixa em ouro rosa, com 44,2 milímetros de diâmetro e 12,3 milímetros de espessura, contém um vidro de safira que permite uma fascinante panorâmica do requintado acabamento artesanal de um universo mecânico composto por  516 peças. Os destaques técnicos e estéticos (com decoração típica de Glashütte) incluem a roda dentada adornada com solarização e gravada com o nome da marca, bem como a delicada ponte do escape de força constante.

O tradicional trabalhop decorativo de Glashütte no movimento de corda manual do Zeitwerk Date | Foto: A. Lange & Söhne
O tradicional trabalho decorativo de Glashütte no movimento de corda manual do Zeitwerk Date | Foto: A. Lange & Söhne

Um relógio muito diferenciado e com grande carisma, que passa por ser um ícone da relojoaria contemporânea. Agora disponível numa caixa em ouro rosa e mostrador cinzento.


Algumas caraterísticas técnicas:

A. Lange & Söhne
Zeitwerk Date

Ano de lançamento | 2025
Referência | 184.033

A. Lange & Söhne Zeitwerk Date

Movimento | Mecânico de corda manual Calibre L043.8; 516 componentes, 70 rubis, 18.000 alt/h (3 Hz de frequência), 72 horas de reserva de marcha, tambor de corda duplo; escape de força constante; espiral de fabrico próprio; assemblado e decorado à mão; ajustado em cinco posições; platina de três quartos em alpaca.
Funções | Horas e minutos digitais a partir de três discos saltantes; pequenos segundos; indicação ‘Up/Down’ da reserva de carga; data.
Caixa Ø 44,2mm | Ouro rosa 18 kt; vidro de safira sobre o mostrador e no fundo; 12,3mm de espessura; coroa às 2 horas para carregamento da corda e acerto do tempo; botão às 4 horas para acerto rápido da hora; botão às 8 horas para acerto rápido da data; estanque até 30 metros.
Mostrador | ‘Ponte do tempo’ em alpaca rodinada; base em prata 925, revestimento cinzento; disco da data na orla; ponteiros em ouro 750.
Correia | Pele de aligátor castanho-escura; fivela em ouro rosa 750.
Preço | Sob consulta.

Continue connosco: