Os melhores cronógrafos do Watches and Wonders

Os cronógrafos representam uma das mais populares categorias de relógios e a cada edição do Watches and Wonders são sempre apresentados exemplares superlativos. Na edição de 2025 não houve tantos como em anos anteriores, mas os suficientes para um interessante top 10.

No Watches and Wonders Geneva 2025

A complicação mecânica mais popular da relojoaria é, certamente, o cronógrafo (se for descontado o facto de a data ser uma complicação ‘menor’). E os cronógrafos representam, a par dos relógios de mergulho, a categoria mais apetecível entre os aficionados. No entanto, a edição de 2025 do salão Watches and Wonders não foi a melhor para a tipologia cronográfica — ao contrário de 2023, por exemplo, talvez devido à tendência atual para relógios mais pequenos, elegantes e com mostradores em pedras semipreciosas. Mesmo assim, com tantas marcas representadas na Palexpo e muitas centenas de novos lançamentos, há sempre a possibilidade de selecionar um lote de exemplares dignos de registo.

Corredor central do Watches & Wonders 2025 na Palexpo | Foto: Watches & Wonders
Corredor central do Watches and Wonders 2025 na Palexpo | Foto: WWGF/KEYSTONE/Cyril Zingaro

Não se pode esquecer que algumas obras-primas anunciadas no Watches and Wonders também incluíram a função cronográfica, como o Patek Philippe Ref. 5308G-001 Quadruple Complication, o Roger Dubuis Excalibur Grande Complication ou o IWC Pilot Performance Chronograph Perpetual Calendar Digital Date-Month. Mas não são cronógrafos puros. Nesse capítulo, a IWC até apresentou vários exemplares, tal como a Zenith — uma manufatura especialista na matéria. Aqui fica um top 10 do salão sem a inclusão, que seria totalmente merecida, do Grand Seiko Tokyo Lion Tentagraph (já foi apresentado num artigo à parte) e do novo H. Moser & Cie Streamliner Flyback Chronograph (‘apenas’ um mostrador diferente em pedra semipreciosa).

Louis Moinet 1816 Chronograph

Novidade 2025: Louis Moinet 1816 Chronograph | Foto: Louis Moinet

É o primeiro da lista porque, afinal de contas, é um tributo moderno ao Compteur de Tierces da Louis Moinet que, em 2013, se descobriu ser o primeiro cronógrafo mecânico da história da relojoaria por ter sido concebido para cronometrar a passagem das estrelas. O Louis Moinet 1816 Chronograph adota uma estrutura compacta (40,6mm de diâmetro por 14,7mm de espessura) em titânio de grau 5 com uma bela bracelete metálica e apresenta uma configuração diferenciada dos submostradores.

O Louis Moinet 1816 Chronograph adota uma estrutura compacta em titânio de grau 5 com uma bela bracelete metálica e uma configuração diferenciada dos submostradores | Fotos: Louis Moinet

Para além do mostrador inspirado no Compteur de Tierces e da arquitetura integrada com coroa/botões protuberantes, o Louis Moinet 1816 Chronograph apresenta um belo movimento clássico exclusivamente preparado pela Concepto para a Louis Moinet: o LM1816 é um calibre cronográfico de elevada frequência (216.000 alt/hora) com roda de colunas e embraiagem vertical que permite a cronometragem até ao 1/60 de segundo e minutos cronográficos saltantes no respetivo totalizador. Estanque a 30 metros.

O renascimento de um ícone | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

Preço do novo 1816 Chronograph da Louis Moinet: 28.900 CHF, mais taxas.

Patek Philippe Ref. 5370 Split-Seconds Chronograph

Não é um modelo propriamente novo, mas é uma nova versão que merece ser destacada pela sua beleza: o Ref. 5370R Split-Seconds Chronograph da Patek Philippe distingue-se do antecessor Ref. 5370P em platina de 2015 com mostrador preto e de 2020 com mostrador azul esmaltado pela sua quente e atraente combinação cromática — um mostrador em esmalte Grand Feu castanho com totalizadores e escala taquimétrica contrastantes em esmalte Champlevé bege que é emparelhado com uma caixa em ouro rosa.

As proporções de 41mm (diâmetro) por 13,56mm (espessura) são particularmente equilibradas e o resultado é fascinante pelo classicismo e beleza, sem esquecer a superlatividade do movimento cronográfico utilizado.

Novidade 2025: Ref. 5370R Split-Seconds Chronograph da Patek Philippe | Foto: Miguel Seabra/ Espiral do Tempo
O Ref. 5370R-001 Split-Seconds Chronograph faz-se acompanhar de dois fundos à vontade do freguês: um em vidro de safira e outro fechado em ouro rosa | Fotos: Patek Philippe

O Calibre CHR 29-535 de corda manual com dupla roda de colunas e embraiagem vertical ostenta o selo de qualidade da Patek Philippe e permite cronometragens duplas graças à função rattrapante. O interessante é que o Ref. 5370R-001 Split-Seconds Chronograph faz-se acompanhar de dois fundos à vontade do freguês: um em vidro de safira que permite visionar o fascinante universo mecânico e outro fechado em ouro rosa. Estanque a 30 metros.

Um mostrador em esmalte Grand Feu castanho com totalizadores e escala taquimétrica contrastantes em esmalte Champlevé bege que é emparelhado com uma caixa em ouro rosa | Foto: Patek Philippe

Preço do novo Ref. 5370R-001 Split-Seconds Chronograph da Patek Philippe: 286.300 CHF.

TAG Heuer Monaco Split-Seconds Chronograph F1

Novidade 2025: TAG Heuer Monaco Split-Seconds Chronograph | Foto: TAG Heuer

A TAG Heuer está completamente sintonizada no seu papel de Official Timekeeper da Formula 1 a partir deste ano e a maior parte das novidades da marca no Watches and Wonders reflete esse protagonismo e a sua herança no contexto dos desportos motorizados — sobretudo o Monaco Split-Seconds Chronograph F1, que dá um novo rosto ao mais complexo cronógrafo jamais concebido pela marca e desvelado na edição do ano passado do Watches and Wonders. Com uma nuance suplementar: celebra igualmente o privilégio de se tornar também no title sponsor do lendário Grande Prémio do Mónaco. Daí apresentar as cores oficiais do Principado.

O novo cronógrafo celebra igualmente a presença da TAG Heuer como title sponsor do Grande Prémio do Mónaco. Daí apresentar as cores oficiais do Principado | Foto: TAG Heuer

Para além do vermelho, o branco assume particular importância porque tanto a estrutura da caixa como as pontes do mostrador translúcido bicolor são em cerâmica. O conjunto é visualmente espetacular e o look sai reforçado com as inscrições ‘Lights Out’ e ‘Away We Go’ que ficaram famosas nos comentários da Fórmula 1.

O Calibre TH81-00 comissionado pela TAG Heuer à Vaucher sob supervisão de Carole Forestier-Kasapi já era conhecido do ano passado e impressiona pelas 36.000 alternâncias/hora com módulo rattrapante | Foto: TAG Heuer

De resto, o Calibre TH81-00 especialmente comissionado pela TAG Heuer à Vaucher sob supervisão de Carole Forestier-Kasapi já era conhecido do ano passado e impressiona pelas 36.000 alternâncias/hora com módulo rattrapante. No caso do Monaco Split-Seconds Chronograph F1 é ainda mais impressionante pelos acabamentos racing de alta-relojoaria com decoração em xadrez. Estanque a 30 metros.

Preço do novo Monaco Split-Seconds Chronograph F1 da TAG Heuer: 155.000 CHF, limitado a 10 exemplares.

Rolex Cosmograph Daytona Turquoise Blue

Novidade 2025: Rolex Cosmograph Daytona Turquoise Blue | Foto: Rolex

O Daytona é um clássico e seguramente o mais cobiçado cronógrafo da indústria relojoeira, tendo em conta todos os fatores envolvidos. Para além das tradicionais versões em aço, a Rolex tem por hábito lançar sempre variantes mais ‘sofisticadas’ (incluindo algumas joalheiras que nem são do domínio público) — e este ano, para além de uma versão em ouro amarelo com mostrador verde (as cores da marca da coroa), destacou-se o modelo em ouro amarelo com mostrador turquesa e bracelete Oysterflex em cauchu.

Este ano, para além de uma versão em ouro amarelo com mostrador verde, destacou-se o modelo em ouro amarelo com mostrador turquesa e bracelete Oysterflex em cauchu | Fotos: Rolex
O relógio está equipado com o Calibre 4131, com 72 horas de reserva de marcha | Foto: Rolex

O destaque vai mesmo para o tom turquesa do mostrador lacado, já que se trata de uma cor extremamente popular na relojoaria ao longo da última década — também graças à própria Rolex, que tem usado essa tonalidade em modelos especialmente desejados (como os Oyster Perpetual ou o Day-Date de mostrador em pedra semipreciosa). A combinação cromática ouro amarelo/turquesa é muito ‘Miami’ e o movimento é o já tradicional Calibre 4131 — uma atualização com escape Chronergy do Calibre 4130 — de corda automática com 72 horas de reserva de carga. Estanque a 100 metros.

Preço do novo Cosmograph Daytona Tourquoise Blue da Rolex: 38.350 euros.

Angelus Chronograph Télémètre

Novidades 2025: Angelus Chronograph Télémetre | Fotos: Angelus

Foi um dos cronógrafos que mais saltou à vista no Watches and Wonders, por não se tratar de uma variante cronográfica adicionada a uma linha de relógios ou de uma nova versão de um modelo já existente. E por ser talvez o mais clássico de todos os cronógrafos apresentados. O Angelus Chronographe Télémètre presta homenagem à especialização cronográfica da histórica casa Angelus (fundada em 1891 e reavivada em 2015), que se distinguiu pelas suas propostas modernas até ao lançamento da linha La Fabrique em 2023; desde então, apresentou uma apetecível vertente vintage no Chronographe Medical e no Instrument de Vitesse — complementados pela novidade deste ano.

O cronógrafo está equipado com o Calibre A5000 da La Joux-Perret com acabamentos refinados, roda de colunas e embraiagem vertical | Fotos: Angelus

O Angelus Chronographe Télémètre foi apresentado em três diferentes versões (ouro rosa e mostrador acinzentado; aço e mostrador salmão; aço e mostrador acinzentado) dotadas de um botão de acionamento monopulsante na coroa. As dimensões correspondem à inspiração rétro, com 37mm de diâmetro e 9,25mm de espessura. O mostrador granulado de configuração bicompax (terminologia usada para definir dois submostradores) apresenta duas escalas periféricas — a dos minutos e a telemétrica, destinada a calcular distâncias.

O mostrador granulado de configuração bicompax apresenta duas escalas periféricas — a dos minutos e a telemétrica, destinada a calcular distâncias | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

O novo cronógrafo está equipado com o Calibre A5000 da La Joux-Perret (outra empresa suíça do Grupo Citizen) com acabamentos refinados, roda de colunas e embraiagem vertical. Estanque a 30 metros.

Preços do novo Chronographe Télémètre da Angelus: 32.300 em ouro (limitado a 15 exemplares); 17.900 em aço (limitado a 25 exemplares cada).

Parmigiani Tonda PF Sport Chronograph Ultra-Cermet

Novidade 2025: Parmigiani Tonda PF Sport Chronograph Ultra-Cermet | Fotos: Parmigiani

A linha Tonda PF de arquitetura integrada que fomentou a recuperação ao mais alto nível da marca fundada pelo mestre Michel Parmigiani foi este ano enriquecida com dois novos cronógrafos tricompax — uma versão em aço mais compacta (40mm) com mostrador azul claro do modelo existente e uma variante em Cermet (42,5mm) com mostrador cinza. As caraterísticas mais desportivas do segundo valem-lhe a inclusão da referência Sport e Ultra na nomenclatura oficial.

O Tonda PG Sport Chronograph tem uma caixa em Cermet e está disponível com duas variantes de mostrador minimalista de acabamento vertical raiado com tratamento Blackor acinzentado | Foto: Parmigiani
As caraterísticas mais desportivas do segundo valem-lhe a inclusão da referência Sport e Ultra na nomenclatura oficial | Foto: Parmigiani

O Tonda PG Sport Chronograph distingue-se pelo visual furtivo da sua caixa escurecida em Cermet (uma liga dura em cerâmica combinada com titânio) e duas variantes de mostrador minimalista de acabamento vertical raiado com tratamento Blackor acinzentado, sendo que a variante Milano Blue inclui três submostradores azuis condizentes com a bracelete em borracha texturada e a variante London Gray tem três submostradores ton sur ton e bracelete em em borracha texturada cinza claro. O Calibre PF070 de corda automática apresenta 65 horas de reserva de carga. Estanque a 100 metros.

Preço do novo Tonda PG Sport Chronograph Ultra-Cermet da Parmigiani Fleurier: 39.900 CHF.

Hublot Big Bang 20th Anniversary Red Magic 43mm

Novidade 2025: Hublot Big Bang 20th Anniversary Red Magic 43mm | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

A Hublot celebrou os 20 anos do seu icónico cronógrafo Big Bang de construção modular com uma série de cinco modelos comemorativos dotados de um mostrador exclusivo de padrão axadrezado: Magic Gold, All Black, Titanium Ceramic, King Gold Ceramic e Red Magic. Do quinteto, ressalta logicamente o Red Magic pela sua pujança cromática — e também porque personifica a especialização da marca de Nyon na confeção de peças em cerâmica de cores vibrantes.

O novo relógio está equipado com um movimento cronográfico Unico com reserva de marcha de 72 horas | Fotos: Hublot

No coração do Big Bang 20th Anniversary Red Magic 43mm bate o movimento cronográfico de manufatura Unico, composto por 354 componentes e dotado de uma reserva de carga com 72 horas de autonomia. A bracelete em cauchu é emblemática e remonta à génese da marca: a Hublot foi a primeira companhia relojoeira de prestígio a usar uma bracelete em borracha, mas uma borracha de elevada qualidade que na altura necessitou de vários anos de desenvolvimento até à apresentação do modelo inaugural em 1980.

A versão vermelha destaca-se de entre a série de cinco modelos de celebração do 20 anos do Big Bang | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

Preço do novo Big Bang 20th Anniversary Red Magic 43mm da Hublot: 33.000 euros, limitado a 100 exemplares.

IWC Pilot’s Watch Performance Chronograph 41 APXGP

A IWC apresentou dois bólides de Fórmula 1 no seu stand do Watches & Wonders: um da Mercedes-AMG Petronas Formula One Team, escuderia real da qual é parceira oficial há cerca de duas décadas; e outro da APXGP, escuderia fictícia da qual é parceira oficial no filme F1.

Novidade 2025: IWC Pilot’s Watch Performance Chronograph 41 APXGP | Foto: IWC

A colaboração no contexto da película protagonizada por Brad Pitt a estrear no próximo verão deu origem a uma série de três cronógrafos que habitualmente se encontram no catálogo regular da marca mas que foram interpretados em edição limitada com as tonalidades da equipa — o Pilot’s Watch Performance Chronograph 41 em ouro rosa, o Pilot’s Watch Chronograph 43 APXGP e o Pilot’s Watch Chronograph 41 APXGP.

Com um diâmetro de 41mm e 14,7mm de espessura, o Pilot’s Watch Performance Chronograph 41 em ouro rosa tem um mostrador preto com ponteiros e marcadores dos minutos delineados a dourado | Fotos: IWC

A inspiração aeronáutica original passa para a temática motor racing com as cores preta e dourada da APXGP, sendo a luneta em cerâmica preta o grande elemento diferenciador; com um diâmetro democrático de 41mm e 14,7mm de espessura, o Pilot’s Watch Performance Chronograph 41 em ouro rosa apresenta um mostrador preto com ponteiros e marcadores dos minutos delineados a dourado.

A inspiração aeronáutica original passa para a temática motor racing com as cores preta e dourada da APXGP, sendo a luneta em cerâmica preta o grande elemento diferenciador | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

O fundo em vidro de safira é tingido a negro; também a bracelete preta em cauchu é personalizada com uma gravação a laser comemorativa da escuderia fictícia. O movimento cronográfico automático utilizado é o Calibre 69385 de manufatura. Estanque a 100 metros.

Preço do novo Pilot’s Watch Performance Chronograph 41 da IWC: 29.400 euros.

Zenith Chronomaster Sport 160

Novidade 2025: Zenith Chronomaster Sport 160 | Foto: Zenith

No ano do seu 160.º aniversário, a Zenith lançou vários modelos comemorativos — sendo que, para além do modelo dedicado ao fundador Georges Favre-Jacot, três deles formam uma trilogia cronográfica de grande impacto azulado: o Chronomaster Sport 160, o Defy Skyline 160 e o Pilot Chronograph 160. Do trio, o Chronomaster Sport 160 ganha protagonismo por apresentar elementos de estilo mais próximos dos grandes ícones da manufatura de Le Locle; afinal de contas, apresenta a prestigiada designação Chronomaster no seu nome.

O Calibre El Primero 3600 permite cronometragens até ao 1/10 de segundo; o rotor é personalizado para a edição comemorativa | Foto: Zenith

A Zenith é uma marca especializada em cronógrafos na sequência do lançamento do lendário movimento de alta-frequência El Primero, em 1969 e utilizado nos primeiros modelos Chronomaster com três submostradores de cores distintas. Lançado em 2021, o Chronomaster Sport é uma versão contemporânea e desportiva do Chronomaster que adopta essa solução para o seu mostrador (três diferentes tons de cinza), mas a cor dominante é mesmo o azul que integra a imagem corporate da Zenith. E, para além da tonalidade do fundo do mostrador, esse azul estende-se também à caixa e à bracelete confecionadas em cerâmica. O Calibre El Primero 3600 permite cronometragens até ao 1/10 de segundo; o rotor é personalizado para a edição comemorativa.

No ano do seu 160.º aniversário, a Zenith lançou vários modelos comemorativos, incluindo uma trilogia cronográfica de grande impacto azulado: o Chronomaster Sport 160, o Defy Skyline 160 e o Pilot Chronograph 160 | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

Preço do novo Chronomaster Sport 160 da Zenith: 21.900 CHF, limitado a 160 exemplares.

Raymond Weil Millésime Chronograph

Estreada em 2023 na sequência de um projeto estabelecido pelo CEO Elie Bernheim, a linha Millésime de perfume vintage e sector dials deu à Raymond Weil um galardão no Grand Prix d’Horlogerie de Genève e um novo alento no contexto da relojoaria atual — e rapidamente cresceu para abarcar diferentes tamanhos e variantes, entre as quais diversas versões cronográficas de 39mm.

Novidade 2025: o Millésime Chronograph de mostrador antracite na opção com bracelete de aço | Foto: Miguel Seabra/ Espiral do Tempo

Depois do encontro da Espiral do Tempo no final do ano passado e do Watches and Wonders deste ano, a marca genebrina adicionou mais duas variantes: uma em aço plaqué ouro com mostrador preto e totalizadores brancos; outra em aço com duas tonalidades de cinza e totalizadores brancos/prateados a condizer com a escala taquimétrica na periferia.

Tempo de Millésime no evento do Palácio do Grilo | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo
Tempo de Millésime no evento do Palácio do Grilo, em Lisboa, no final do ano passado | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

O Millésime Chronograph de mostrador antracite é particularmente apelativo pelas nuances cromáticas; para além dos dois tons de cinzento, utiliza criteriosamente algarismos vermelhos na tipografia dos submostradores e os ponteiros/índices são dourados para melhor contraste. Calibre RW5030 de base Sellita com 62 horas de autonomia. Estanque a 50 metros.

Preço do novo Millésime Chronograph da Raymond Weil: 3.725 euros.

Continue connosco: